Clinica Miranda

Blog

TPM: 3 dicas para amenizá-la!

Choro fácil, irritação por motivos bobos, inchaço, sentimentalismo excessivo e o desespero por um chocolate: que mulher nunca sofreu, mesmo que levemente, com os sintomas da Tensão Pré-Menstrual?

Conhecida como TPM, essa fase tão conturbada do mês ocorre devido às oscilações hormonais relacionadas ao estrogênio e a progesterona, que preparam o corpo para a descamação uterina – a menstruação. 

Várias mulheres ouvem, mensalmente, que se trata de “frescura”. Entretanto, não é bem assim! A TPM é cientificamente comprovada e, da mesma forma que pode causar sintomas leves em certas mulheres, há as que têm suas rotinas completamente abaladas durante esse período do ciclo menstrual.

Em alguns casos mais graves, a saúde psicológica da mulher pode sofrer transtornos sérios e que devem ser tratados com ajuda da psiquiatria; essas situações, normalmente, enquadram-se no Transtorno Disfórico Pré-Menstrual: uma comorbidade que afeta cerca de 2 a 10% das mulheres que menstruam.

Para a maioria, os incômodos da TPM podem ser amenizados seguindo algumas dicas. Confira!

          1. Pratique exercícios físicos!

Sim: nós sabemos que quando inchada, com cólicas e irritada, a última coisa em que a mulher pensa é calçar um par de tênis de corrida e encarar o mundo real.

Entretanto, basta o impulso da motivação para ver que tal escolha é uma maravilha para diversos sintomas da tão temida tensão pré-menstrual.

Durante esse período, as mulheres tendem a sentir uma vontade incomum de consumir alimentos doces. Isso acontece porque seu consumo libera endorfina e serotonina: exatamente o que está em falta na produção hormonal.

Ao fazer exercícios, seu corpo libera uma série de hormônios da felicidade – como a tão amada endorfina! – que te trarão o mesmo bem-estar e te livrarão da culpa de ter exagerado no chocolate!

 Além disso, o ácido lático liberado durante o esforço físico lubrifica a musculatura e estimula toda sua estrutura corporal, amenizando as cólicas e dores nas pernas e costas.

          2. Drenagem linfática

Tem coisa mais chata que ficar com as marcas da fivela do salto no tornozelo e do botão da calça na barriga?

A TPM nos faz reter líquidos com muita facilidade. Isso causa sensação de peso, inchaço, altera nosso corpo e nos deixa mais lentas.

Com a drenagem linfática, o excesso de líquidos entre a musculatura é devidamente drenado, reduzindo as inflamações internas e trazendo leveza para o corpo – e, consequentemente, para o psicológico!

Confira nosso post onde contamos todos os benefícios do procedimento clicando aqui. 

          3. Dê ao seu corpo todos os nutrientes necessários!

A vontade de se alimentar apenas de coxinha e brigadeiro é real – nós sabemos!

Porém, da mesma forma que um carro com gasolina de baixa qualidade não funciona perfeitamente, nosso organismo não desempenha suas atividades com o máximo de eficiência quando não damos a ele o “combustível necessário”.

Não significa que deve-se proibir o consumo das “besteirinhas”, e sim que devem ser ingeridas com moderação e junto a todos os outros alimentos necessários para que o corpo trabalhe bem e nos ajude durante essa fase.

Prepare refeições com folhas verdes, grãos, leguminosas e proteínas em quantidades balanceadas. Um prato colorido e equilibrado pode ser rápido e te trará sensações boas após a ingestão. Evite o excesso daquilo que te deixa pesada e sonolenta. 

Ah, e nem precisamos falar que quanto mais água melhor, não é?

No mais, respire fundo e lembre que é só mais um período que passará. 

A Clínica Miranda está à sua disposição para esclarecer dúvidas e ajudá-la. Será um prazer te atender!

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!