Clinica Miranda

Blog

Detox da quarentena! – Saiba os benefícios da Drenagem Linfática

O procedimento realizado através de massagens precisas e suaves estimula e facilita a passagem da linfa pelo sistema circulatório 

Se existe algo que faz com que nos sintamos desconfortáveis, pesados e indispostos, definitivamente é o inchaço.

Juntamente com questões de autoestima, – pois convenhamos, ninguém gosta das coxas com marcas da calça jeans e das canelas apertadas na fivela do salto – o inchaço pode trazer inclusive dores insistentes e incomodativas. 

Isso acontece devido ao acúmulo de linfa entre as células. 

Mas afinal: o que é a linfa?

Bioquimicamente, a linfa é um fluido orgânico originado do sangue, composto de proteínas e lipídios, que circula nos vasos linfáticos e transporta glóbulos brancos. 

Saindo da linguagem médica, trata-se de um líquido que circula em todo o nosso corpo com a função de limpar as impurezas, tendo papel imunitário juntamente às nossas células de defesa, os glóbulos brancos.

Quando os vasos linfáticos não conseguem cumprir a demanda de absorver o excesso de linfa entre nossas células, acontece o inchaço.

Como é feita a drenagem do excesso de linfa?

O processo conhecido como drenagem linfática acontece através de massagem, podendo ser mecânica, através de equipamentos específicos em clínicas, ou manual. Deve ser realizada sempre por um profissional que saiba aplicar as diversas técnicas de forma a evitar dor e o surgimento de hematomas!

Uma de suas grandes vantagens é o fato de poder ser aplicada em todo o corpo, inclusive no rosto. Os métodos de aplicação variam entre movimentos circulares, bombeamento, pressões e deslizamentos, e, quando realizados com eficácia e profissionalismo, alcançam o objetivo de absorção do fluido excessivo no corpo, que será filtrado pelos rins e finalmente eliminado através da urina. Os resultados são visíveis logo após o procedimento!

Em quais casos a Drenagem Linfática é recomendada?

          1. Durante a gravidez

Devido às intensas alterações hormonais na gestação, mulheres grávidas tendem a reter muito líquido. A drenagem linfática é uma excelente aliada!

Entretanto, o procedimento não é recomendado a gestantes que tenham hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático.

          2. Após cirurgias 

Procedimentos invasivos, como cirurgias plásticas, costumam causar edema excessivo no corpo da paciente. Além disso, é comum que a pessoa operada passe muito tempo na mesma posição durante o pós-operatório, o que contribui para a retenção e acúmulo de líquidos, já que a circulação é comprometida.

Drenar o corpo durante essa fase é uma excelente forma de proporcionar bem-estar à paciente, além de acelerar os processos de cicatrização. 

          3. Durante o processo de recuperação de lesões musculares 

Por motivos semelhantes aos do pós-operatório, a drenagem linfática ajuda na recuperação de lesões musculares ao filtrar as impurezas da região que, por muitas vezes, apresenta edema e dificuldade de circulação. Entretanto, é estritamente necessário consultar seu médico ortopedista para verificar se o procedimento é pertinente ou não, evitando uma piora de quadro em situações específicas. 

          4. Durante a TPM

Um dos sintomas clássicos da tensão pré-menstrual é, sem dúvidas, o inchaço e a retenção de líquido. O quadro é comum, visto a alteração hormonal decorrente e característica das fases específicas do ciclo menstrual.

Realizar a drenagem linfática nesse período pode causar excelente bem-estar, bem como amenizar as temidas cólicas e aumentar a autoestima. 

           5. Em caso de celulite 

Como já mencionado em nosso blog, a drenagem linfática ajuda na dissipação de nódulos de gordura aprisionados na pele e estimula a circulação, prevenindo e ajudando na melhora do quadro da infecção da pele. 

Identificou-se? Você costuma ter retenção de líquido?

Entre em contato conosco para mais informações e marque uma avaliação!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!