Clinica Miranda

Blog

Tem bebê a bordo? Confira os procedimentos estéticos permitidos para grávidas

Antigamente, as gestantes eram acometidas pela pressão vinda de uma série de crenças populares que as limitavam de várias atividades do dia a dia. Sempre havia alguém mais velho para falar que não lavassem o cabelo durante o terceiro mês de gestação, que era proibido entrar na piscina e mais uma série de superstições.

Hoje em dia, porém, com o avanço da tecnologia e a facilidade do acesso à informação, já sabemos que várias dessas limitações eram apenas culturais. As gestantes dos últimos anos já procuram saber – cientificamente! – quais são as verdadeiras restrições necessárias. 

Ao engravidar, é comum que várias pessoas enxerguem a gestante apenas como mãe – esquecendo, porém, de sua presença como uma mulher individual, que tem suas necessidades, personalidade e anseios. 

Pensando nisso, hoje traremos algumas dicas para as futuras mamães que não querem deixar seu autocuidado e amor-próprio de lado. Confira quais procedimentos estéticos podem ser realizados durante a gestação!

Peeling de cristal

Apesar do fato de que os hormônios da gravidez deixam a pele com uma aparência de dar inveja, o skincare não deve ser postergado!

Além de continuar com as rotinas de limpeza, tonificação, hidratação e proteção, algumas técnicas podem ser combinadas para manter uma cútis viçosa, brilhante e firme até o pós-parto. 

Uma delas, então, é o Peeling de Cristal.  

Vindo do inglês “to peel”, que significa “descascar” ou “descamar”, o peeling de cristal não é tão agressivo quanto o químico – que deve ser totalmente evitado durante a gravidez.

Sua aplicação dá-se por um aparelho que conta com cristais de hidróxido de alumínio. Ao sugar a pele, a ferramenta promove a esfoliação mais intensa e estimula a produção de colágeno, além de incentivar a regeneração celular.

O procedimento é amplamente procurado para tratar questões como:

  • Rugas;
  • Manchas, sendo diversos seus motivos de origem;
  • Marcas e linhas de expressão;
  • Cicatrizes de acne;
  • Oleosidade excessiva;
  • Envelhecimento precoce;
  • Perda da elasticidade e viço.

É muito importante que a técnica aconteça sobre uma pele devidamente limpa e livre de oleosidade para a melhor absorção.

Além disso, a reação acima de um tecido hidratado e que está acostumado com proteção solar frequente é mais efetiva! 

Recomenda-se que haja cuidado intenso com o uso de protetor solar na semana anterior à realização do procedimento. 

Limpeza de pele 

Quem não ama um spa day para garantir uma limpeza profunda da pele? A grávidas estão liberadas para realizar a limpeza facial em consultório, seguindo todas as etapas necessárias.

Porém, é preciso que atentem-se aos produtos utilizados: substâncias que possuem chumbo, cânfora e ureia acima de 3% em sua composição estão totalmente proibidas, já que oferecem risco à saúde da gestante e do bebê. Fique de olho nos rótulos!

Drenagem linfática: perfeita para as gravidinhas!

Durante a gravidez, é muito comum que as mulheres retenham muito líquido, contando com pernas, pés e tornozelos inchados e até mesmo doloridos. 

Assim, a drenagem linfática pode ser um verdadeiro paraíso para as grávidas!

O processo acontece através de massagem, podendo ser mecânica, através de equipamentos específicos em clínicas, ou manual. Deve ser realizada sempre por um profissional que saiba aplicar as diversas técnicas de forma a evitar dor e o surgimento de hematomas!

Uma de suas inúmeras vantagens é o fato de poder ser aplicada em todo o corpo, inclusive no rosto

Os métodos variam entre movimentos circulares, bombeamento, pressões e deslizamentos e, quando realizados com eficácia e profissionalismo, alcançam o objetivo de absorção do fluido excessivo no corpo, que será filtrado pelos rins e finalmente eliminado através da urina. Os resultados são visíveis logo após o procedimento!

E o que deve ser evitado?

Para preservar a saúde da mãe e do bebê, recomenda-se que os procedimentos com ácidos, luz pulsada, luz fracionada e laser sejam evitados. 

Assim, grávidas não devem fazer

  • Depilação a laser;
  • Procedimentos para celulites e estrias que envolvam luz pulsada/fracionada;
  • Uso de ácidos retinóico e salicílico;
  • Bronzeamento artificial;
  • Preenchimento com ácido hialurônico. 

Tudo, porém, deve ser conversado diretamente com seu médico. Aproveite sua gravidez com segurança!

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco! A Clínica Miranda está à disposição para atendê-la!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!