Clinica Miranda

Blog

Saúde cerebral: 4 hábitos para estimulá-la

Nos dias de hoje não é raro nos depararmos com materiais que falem sobre hábitos que ajudam a manter a nossa saúde em dia, não é mesmo? No entanto, pouco se fala sobre a saúde do cérebro, que também merece atenção especial principalmente neste momento em que vivemos uma flexibilização da pandemia. Isso porque sair de um período de completo isolamento social para voltarmos, aos poucos, a socializar, também apresenta seus próprios desafios.

Além do mais, cuidar da saúde do cérebro pode representar mais foco, concentração e melhor memória para o dia a dia. Pensando nisso, trouxemos neste artigo 4 hábitos que podem te ajudar a melhorar a saúde cerebral.

Vamos juntos conferir?

  1. Tenha boas noites de sono

Não é novidade para ninguém que uma boa noite de sono renova as energias e nos deixa muito mais preparados para viver o dia no trabalho, faculdade e em demais funções. O que talvez você não saiba é que nada disso é coincidência e esses efeitos são despertados lá no sistema nervoso cerebral, que após um soninho agradável e regulado consegue trabalhar com muito mais atenção e foco.

  1. Dedique-se a atividades de lazer

Uma breve leitura após o almoço, escutar algumas músicas da sua banda favorita ou assistir um episódio da sua série de humor preferida são atitudes simples que definitivamente vão fazer bem para a saúde cerebral. Para quem trabalha com criatividade isso é ainda mais importante: uma vez que um dos estágios mais primitivos para a estimular exige exatamente esse “desfoque” da realidade, quando as melhores ideias ganham espaço para surgirem. Faça o teste e verá!

  1. Seja consciente na retomada

A flexibilização pós pandemia do covid-19 faz com que, aos poucos, possamos rever nossos amigos e colegas de trabalho em bares (alô, happy hour), sair para jantar em um lugar especial ou, ainda, fazer aquela viagem tão esperada.

Recomendamos que aos poucos você de fato se permita voltar a viver essas experiências – mas cuidado para não ir com muita sede ao pote e acabar trazendo para casa uma infecção, uma crise de ansiedade ou de pânico. Retome essas atividades sim, mas apenas quando todos os envolvidos estiverem 100% imunizados com as duas doses da vacina.

  1. Cuidado com o consumo excessivo de álcool

Beber uma tacinha de vinho ou uma lata ou outra de cerveja pode trazer até benefícios para nós, especialmente quando falamos em socialização e saúde cerebral. No entanto, em excesso o álcool é capaz de trazer lesões para o sistema nervoso central, além de interferir em nosso peso na balança e até na qualidade do nosso sono. Evite-o em excesso!

 

Agora conte para nós: qual outro hábito você acha indispensável quando falamos em saúde cerebral?

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!