Clinica Miranda

Blog

Receitinhas caseiras? Melhor não! Saiba os malefícios da skincare feita “com o que tem na geladeira”

Conforme já conversamos várias vezes aqui no blog, a prática de cuidar da pele aumentou significativamente nos últimos anos.

Prezando pelo natural, a preferência tem sido uma pele saudável, firme e viçosa – os tempos da maquiagem carregada todos os dias às 6h da manhã estão chegando ao fim! 

Por ser um assunto muito procurado e engajado, a skincare frequentemente é pauta nos Instagrans das influencers de moda, beleza e comportamento.

Apesar de ser divertido assisti-las testando várias máscaras, produtos e técnicas diferentes, as postagens carregam imensa responsabilidade; não é apenas uma questão estética, mas também de saúde

Muitas das blogueiras, pensando nas mulheres que querem economizar na hora dos cuidados de beleza, acabam propagando receitinhas caseiras extremamente perigosas para a saúde da pele – que podem, inclusive, causar danos irreversíveis. Vamos conversar sobre algumas delas?

Esfoliação com açúcar e/ou café 

Uma das primeiras “técnicas” encontradas no Google quando procuramos por “receitinhas caseiras de skincare” certamente é a esfoliação da pele do rosto com café ou açúcar.

Após esfregar a misturinha, normalmente com algum óleo vegetal ou até mesmo mel, o resultado surpreende: pele lisa, uniforme e macia. 

Porém, o verdadeiro resultado não é visto a olho nu: diversos micro cortes por toda a pele.

Os grãos de açúcar e café são extremamente irregulares devido ao processo de moagem e refinamento. Ou seja: sua estrutura possui várias bordas, pontinhas afiadas e depressões que, ao serem esfregadas na pele, causam inúmeros cortes por toda a superfície.

Ao contrário do que diz sua influencer favorita, a vermelhidão após a esfoliação bruta não é normal

Os cortes podem facilmente terminar em inflamações, coceiras e irritação intensa da pele e, a longo prazo, resultar em diversas manchas e na perda da elasticidade natural. 

Vamos deixar o açúcar e o café na cozinha, combinado?

O queridinho: óleo de coco!

O óleo de coco tem sido o verdadeiro salvador da pátria de várias pessoas nos tempos atuais. 

Em uma rápida pesquisa na internet, encontramos uma lista interminável de problemas que – supostamente – podem ser resolvidos com o óleo vegetal tão amado pelas jovens. 

Realmente, em algumas situações o óleo de coco pode ser uma mão na roda. Em áreas de ressecamento extremo, como cotovelos e joelhos, ele fornece a hidratação necessária.

Entretanto, precisamos entender que nosso rosto é extremamente sensível e peculiar. 

O óleo de coco, quando aplicado no rosto, é comedogênico – ou seja, não derrete com nenhuma facilidade uma vez que foi depositado dentro de nossos poros. 

Poros obstruídos com óleo solidificado que não derrete em temperatura ambiente: puf! Espinhas, cravos e inflamações.  

Ainda tem dúvidas? Faça o teste. Deixe o óleo de coco líquido dentro de um recipiente fora da geladeira por algumas horas. Veja o resultado e, então, imagine-o dentro de cada um dos buraquinhos da sua pele. 

O óleo puro não deve, de forma alguma, ser passado no rosto. 

Porém, devido às suas propriedades incríveis, muitas indústrias de cosméticos optam por adicioná-lo, de forma adulterada, em suas composições – que passam por diversos testes dermatológicos, estudos, revisões, licenças e certificações para garantir que os resultados entregues sejam os melhores e mais seguros possíveis. Opte sempre pelos cosméticos cientificamente testados!

Limão à noite para clarear manchas 

Alerta mais que vermelho!

O limão conta com a furocumarina – uma substância fotossensibilizadora que, em contato com o sol, estimula a produção de melanina. 

Além do suco da fruta ser extremamente agressivo à sensibilidade da nossa pele, a receitinha é muito perigosa e não possui nenhum fundamento científico. É, literalmente, ácido!

Além do mais, caso qualquer resquício do suco de limão reste em sua pele, você ganhará uma mancha que apenas com procedimentos dermatológicos intensos poderá ser removida. 

Pasta de dente para secar espinhas 

A pasta de dente já arde em seu uso próprio– na boca.

Quando aplicada em cima de uma região inflamada, sensível e com a pele comprometida, que é o caso das espinhas, o resultado pode ser terrível.

A área, devido à acidez e abrasividade da pasta, facilmente ganhará uma queimadura, o que tornará a espinha ainda maior e mais inflamada.

Existem secativos próprios para isso por valores muito acessíveis. Seja gentil com seus poros!

Optar pelos cosméticos licenciados e produzidos com as devidas doses de cada ativo, com os conservantes necessários e com as regras sanitárias adequadas irá te trazer apenas vantagens. 

O mercado de skincare tem crescido exponencialmente, contando com diversos produtos que cabem em qualquer bolso. 

Não coloque-se em risco por poucos reais a menos: o resultado pode sair muito mais caro!

Viu alguma receitinha caseira por aí e tem dúvidas se ela é maléfica ou não? Entre em contato conosco! 

A Clínica Miranda está à disposição para te atender! 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!