Clinica Miranda

Blog

Pele negra: quais cuidados tomar na hora da skincare?

O estudo “Pele Negra”, realizado pelo Think With Google, revela, dentre diversos outros dados de extrema importância para o mercado da beleza, a relação das mulheres negras do Brasil com os cuidados com a pele.

De acordo com os dados apurados a partir dos dados internos de pesquisa no mecanismo de busca, a procura por “vitiligo”, “melasma” e “cicatrizes” sofreu aumento considerável dentro do segmento — tais distúrbios de pele são mais presentes em indivíduos negros devido à pigmentação dos tecidos.

Dessa maneira, o boom que a indústria do skincare sofreu durante a pandemia fez com que as mulheres negras passassem a ter cada vez mais interesse em entender suas necessidades particulares para conservar uma pele jovem e saudável.

Hoje falaremos acerca das principais queixas desse público acerca de sua relação com a pele e daremos algumas dicas de ouro para o skincare para a pele negra. Confira!

As principais características da pele negra — e como cuidar dela

Apesar de definitivamente contar com individualidades — como o nível de oleosidade, a ação hormonal e a aparência —, a pele negra se encontra em algumas características comuns.

Ainda citando o estudo do Google, 20% das mulheres entrevistadas queixam-se sobre a presença de oleosidade excessiva no rosto e a pele seca no corpo, por exemplo.

Além disso, alguns aspectos são exclusivos a esse tipo de pele, como

  1. Jovialidade prolongada

Como já mencionamos diversas vezes no blog, o sol e seus raios UV são os maiores vilões contra uma pele jovem, sem rugas e sem linhas de expressão!

A pele negra, por sua vez, não sofre tanto com as ações solares: devido à presença da melanina, a derme acaba por ser mais resistente e oferecer uma leve proteção natural.

Isso, quando somado ao uso diário de um bom filtro solar, permite que a pele tenha menos rugas e linhas de expressão por muito mais tempo.

Dica Clínica Miranda: é queixa de diversas mulheres negras a aparência esbranquiçada no rosto após o uso de protetor solar. Esse incômodo, então, pode fazer com que seu uso seja deixado de lado. Não cometa esse erro!

Para evitar esse aspecto, optar por protetores solares fluidos ao invés de cremosos é a melhor alternativa. Escolha o melhor produto para chamar de seu e faça seu uso diário!

  1. Maior sustentação

A pele negra tem, biologicamente, maior número de fibroblastos — as tão amadas células produtoras de colágeno, a proteína que fornece sustentação, viço e brilho à pele.

Isso faz com que pessoas negras tenham maior sustentação e menor flacidez no tecido, garantindo bochechas altas e jovialidade por muito mais tempo.

Dica Clínica Miranda: use a genética a seu favor! A partir dos 30 anos, a capacidade de produção de colágeno passa a ser reduzida em até 1% ao ano – a partir da menopausa, então, em até 2% anuais! Desse ponto para frente, é comum que comecemos a notar a perda da densidade da pele, maior flacidez e mais opacidade.

A partir dessa idade, vale a pena apostar em bioestimuladores de colágeno. As substâncias são injetáveis e podem ter como base vários ativos, visando estimular o corpo a voltar a produzir a proteína de forma natural.

A aplicação do ativo, quando somada à maravilhosa genética da pele negra, é a receita ideal para cultivar o rostinho dos 20 anos durante muito mais tempo!

  1. Maior propensão a manchas e queloides

Devido à maior presença de melanina, a pele negra tem propensão a hiperpigmentar.  Manchas, cicatrizes escuras, queloides e melasma são alguns dos distúrbios que podem acontecer com maior frequência nesse tipo de derme!

Dica Clínica Miranda: evite todas as formas de atrito possíveis! Nada de coçar machucados, espremer espinhas ou manipular lesões — qualquer inflamação pode resultar em uma mancha castanha e difícil de desaparecer.

A melhor forma de cuidar e prevenir lesões e acne na pele negra é seguindo uma rotina de cuidados adequada ao seu tipo de pele (seca, oleosa ou mista) e fazer constantes visitas ao médico especialista para acompanhar os quadros. Aqui no blog temos diversas dicas de cuidados diários. Já deu uma olhadinha?

 

Continue buscando sobre sua saúde: acompanhe a Clínica Miranda nas redes sociais e entre em contato conosco caso alguma dúvida tenha surgido. É um prazer te atender!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!