Clinica Miranda

Blog

Outubro Rosa – saiba tudo sobre a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, uma doença que afeta principalmente o público feminino e que pode ser não só prevenida como também combatida por meio de alguns hábitos.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo dados e estatísticas sobre a doença, assim como suas principais causas e métodos de prevenção.

Vamos juntas?

Dados e estatísticas que você precisa saber sobre o câncer de mama

De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, são esperados para o triênio atual (de 2020 a 2022) o diagnóstico positivo de 66 mil novos casos de câncer de mama no país, o que representa algo como 61 casos a cada 100 mil mulheres.

No Brasil e no mundo o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, representando apenas em nosso país quase 30% (29,7%) dos novos casos em 2020. Entre as mulheres que desenvolvem a condição, uma média de 16,4% vão a óbito.

A seguir, conheça as causas mais comuns para a doença.

Quais são as principais causas do câncer de mama?

Não há apenas um fator de risco isolado para o diagnóstico positivo do câncer de mama. O primeiro e mais importante deles é a idade – uma vez que a cada 5 casos de câncer de mama, 4 se manifestam em mulheres com idade superior a 50 anos.

No entanto, outras causas para o câncer de mama estão relacionadas a fatores hormonais, comportamentais e genéticos.

  • Fatores hormonais: primeira gravidez após os 30 anos ou nunca ter tido filhos; menstruar antes dos 12 anos ou menopausa tardia (após 55 anos de idade);
  • Fatores comportamentais: obesidade, sedentarismo, sobrepeso e consumo excessivo de cigarro ou álcool;
  • Fatores genéticos: histórico de câncer na família (especialmente de mama em homens ou mulheres; ou ovários) ou alterações nos genes BRCA1 ou BRCA2.

Ainda que seja comum, o câncer de mama felizmente pode ser prevenido e principalmente tratado quando descoberto em suas fases iniciais.

Previna-se contra o câncer de mama!

A prevenção é o primeiro passo para evitar o câncer de mama.

Neste cenário, toda mulher com idade superior a 40 anos deve realizar pelo menos uma mamografia a cada 2 anos. Após os 50 anos, o recomendado é que a mamografia seja anual.

Além disso, a mulher também pode ficar atenta aos sinais do seu corpo. Caroços no seio (com ou sem dor acompanhada) ou abaixo das axilas; assim como mudanças na pele da mama são sinais de alerta e que exigem avaliação de um profissional de saúde.

Praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada e evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas também ajudam a prevenir não só o câncer de mama, como uma variedade de outras doenças.

Cuide-se!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!