Clinica Miranda

Blog

Orelhas de abano? Considere a Otoplastia!

A infância, apesar de ser uma das fases da vida da qual mais sentimos falta e de nos trazer muita nostalgia, tem papel de caráter extremamente determinante no que diz respeito às nossas características e formação de personalidade.

Autoconfiança, amor-próprio, bom traquejo social… Todos esses fatores, de suma importância para que possamos aproveitar uma vida leve e tranquila, são vigorosamente definidos justamente quando nossa única preocupação é brincar com os colegas.

Assim, qualquer reforço negativo recebido pode causar sérios danos à saúde mental da criança.

Um dos motivos mais comuns pelos quais os pequeninos sofrem bullying é, certamente, a aparência física. 

O jovenzinho que possui orelhas de abano, por exemplo, pode ser alvo de diversos apelidos e brincadeiras de mau gosto que podem, inclusive, afetar seu desempenho escolar e social.

Pensando em reduzir drasticamente esses fatores, a Otoplastia é um dos pouquíssimos procedimentos estéticos recomendados para crianças a partir dos 6 anos de idade, visando corrigir a característica.

Vamos falar mais sobre a cirurgia?

Como é feita a Otoplastia?

O procedimento é simples e dura em torno de 1 hora, sendo realizado com anestesia geral.

Uma incisão é feita na parte de trás da orelha, de forma a respeitar a dobra natural – ou seja: sem cicatrizes visíveis! Após, o excesso de pele é retirado e a cartilagem é enfraquecida, tornando-se mais maleável.

O processo é mais simples em crianças justamente pelo fato de já terem a cartilagem naturalmente mais flexível.

Por fim, a sutura é realizada de forma a modelar a nova anatomia desejada.

O pós-operatório é complicado?

Não. Quando as recomendações pós-cirúrgicas, passadas por seu cirurgião, são seguidas à risca, a recuperação é tranquila. As dores são leves e facilmente amenizadas com o uso de analgésicos prescritos.

O paciente sairá do centro cirúrgico com faixas de proteção passadas ao redor de toda a cabeça, deixando o rosto totalmente livre.

Esse curativo deve ser mantido pelas primeiras 48 horas após o procedimento estético. 

Após retirá-lo, recomenda-se o uso de faixas acima da orelha, protegida por algodões, buscando evitar qualquer esbarrão, trauma ou contato com agentes infecciosos. 

Elas devem ser usadas por aproximadamente 30 dias ou pelo tempo definido por seu médico-cirurgião. 

Importante: não deixe de comparecer aos retornos e de utilizar possíveis pomadas e medicamentos prescritos para o pós-operatório da Otoplastia. 

Os cuidados são essenciais para um bom resultado!

Você ainda tem dúvidas sobre a Otoplastia?

Será um prazer esclarecê-las! A Clínica Miranda está à disposição.

Consulte sempre um profissional capacitado!

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!