Novembro Azul: dados e estatísticas sobre a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais comum câncer entre os homens, sendo a doença responsável por 28,6% das mortes masculinas por neoplasias malignas. Isso significa que a cada 38 minutos morre um homem no Brasil pela condição, de acordo com os mais recentes dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer.

Ficou surpreso (a)? Pois é: a campanha de Novembro Azul ainda é pouco divulgada quando em comparação ao Outubro Rosa e pouco se fala sobre as causas, sintomas e métodos de prevenção ao câncer de próstata, ainda que as estatísticas em relação à doença sejam muito alarmantes.

Pensando nisso, trouxemos a seguir mais informações sobre o câncer de próstata, assim como principais sintomas, causas da doença e como preveni-la.

Entendendo a função da próstata

O câncer de próstata afeta a glândula do sistema reprodutor masculino. Pequena, ela pesa algo como 20g e tem o formato similar ao de uma castanha. A glândula é responsável pela produção do esperma (junto com as vesículas seminais) e está localizada ligeiramente abaixo da bexiga.

Principais sintomas e causas da doença

O câncer de próstata é tão alarmante porque geralmente não manifesta sintomas em suas fases iniciais. Isso significa que os sinais só aparecem quando o câncer já está em etapas mais avançadas, dificultando o tratamento e a cura. Entre eles estão:

• Dores nos ossos, especialmente na região do sistema reprodutor;
  • Dor ao fazer xixi;
  • Sangue no sêmen ou xixi;
  • Sensação constante de vontade urinar.

Não há uma única causa para o câncer de próstata. No entanto, os principais fatores de risco são:

• Obesidade;
  • Histórico desse tipo de câncer na família, especialmente pai, tios e irmãos;
  • Raça – homens negros sofrem mais desse tipo de câncer.

Prevenindo o câncer de próstata

No geral, bons hábitos são fundamentais para prevenção do câncer de próstata, alimentando-se bem, praticando exercícios físicos, evitando o fumo e o consumo em excesso de álcool.

A cura, no entanto, só pode ser garantida pelo diagnóstico precoce, motivo pelo qual os homens devem iniciar o acompanhamento preventivo com a visita ao urologista e realização do toque retal mesmo na ausência total de sintomas – com 45 anos no caso da presença de fatores de risco; e 50 anos, se não houverem.