Clinica Miranda

Blog

Cirurgia da face, “Lifting” ou Ritidoplastia – Como se faz um bom cirurgião

Vários são os bons profissionais na cirurgia plástica da face, e a Sociedade Brasileira é pródiga em oferecê-los.

Fatores concorrentes para tal são:

  • Boa formação na especialidade;
  • Experiência para corrigir alterações das mais diversas e às vezes desafiadoras;
  • Equilíbrio;
  • Ponderação;
  • Criatividade, ao lançar mão de pequenos detalhes na solução de problemas às vezes aparentemente tão grandes.

Observando os recursos existentes no âmbito da cirurgia plástica, com tantos aparelhos e materiais, prometendo soluções milagrosas, em um frenesi comercial constante e desenfreado, com enorme tecnologia embarcada, podendo tornarem-se obsoletos, para o surgimento de outros prometendo melhores soluções, podemos até ficar confusos pela multiplicidade das ditas inovações.

Comenta-se entre os colegas, por brincadeira, que podem aumentar os casos de complicações cirúrgicas após os Congressos.

Na verdade, o que é determinante para ser um bom cirurgião, é a vocação para tal e depois, uma boa formação e dedicação individual.

Avicena, o pai da Medicina Moderna, por volta do século XII, dizia que o médico só seria completo, se passasse por todos os graus de formação em direito, filosofia, astronomia, alquimia, geografia, psicologia, teologia islâmica, lógica, matemática, física, além de poesia.

Não vamos exigir tanto mas sim, colocar apenas mais um quesito: termos sempre a consciência de que na nossa frente, encontra-se sempre um ser espiritualmente exatamente igual a nós.

Vamos acima de tudo, respeitá-lo.

 

Dr. José Carlos de Miranda – Cirurgião Plástico

CRM 3538 – RQE 110

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!