Clinica Miranda

Blog

Autocuidado em tempos de pandemia: cuidando de si mesmo (a) enquanto a vida social não é restabelecida

Em março de 2020 tudo mudou de uma maneira que, definitivamente, podemos dizer que ninguém estava esperando. Falando agora de setembro de 2021, um ano e meio depois de mudanças tão drásticas em nosso dia a dia, é fato que algumas atividades já foram normalizadas e podemos, aos poucos e com cautela, ter um pouco mais de flexibilidade para cuidarmos de nós mesmos.

Ainda assim…

Também não podemos ignorar que esse período foi muito conturbado para todos nós e que a vida social da forma plena e completa como conhecemos ainda não pode ser retomada.

Neste cenário, chegamos então ao seguinte embate: como manter o autocuidado em dia em tempos de pandemia sem que a nossa saúde e das pessoas que mais amamos seja comprometida?

Confira algumas respostas ao longo deste artigo!

  1. Boa nutrição

Uma alimentação equilibrada, com qualidade, variedade e equilíbrio alimentar é, sem sombra de dúvidas, a base para o autocuidado.

E não estamos de uma alimentação restritiva e cheia de “nãos”. Mas sim de uma alimentação que tenha um pouquinho de tudo, como um pratão bem colorido no almoço, com proteínas, carboidratos, fibras, legumes e saladas; e uma frutinha com alguns quadradinhos de chocolate de sobremesa.

É sobre isso!

  1. Hábitos higiênicos acima de tudo

Os hábitos de higiene adotados durante a pandemia devem permanecer com a gente por um bom tempo – preferencialmente, para sempre. Neste sentido, os principais destaques ficam por conta da continuidade no uso de máscara, higienização frequente das mãos com álcool gel ou água e sabão e, ainda, da importância em completar o ciclo de vacinação, tomando todas as doses da vacina contra covid-19.

  1. Pequenas viagens

Com os hábitos de higiene, uso de máscara e ciclo de vacinação completos, a propósito, muitas atividades de autocuidado podem ser restabelecidas, como a realização de pequenas viagens, por exemplo.

Fazer uma viagem para a serra em um final de semana mais frio ou escolher um cantinho mais isolado da praia para curtir com as pessoas que você ama são alguns exemplos de como você pode conduzir essas viagens durante a pandemia.

Quem já está ansioso (a) para essa retomada? 

  1. Exercícios ao ar livre

Muitos esportes realizados em grupo, assim como salas de musculação e outras aulas em academias já voltaram a acontecer. No entanto, sabemos que nem todos os indivíduos já estão se sentindo prontos para frequentar lugares mais cheios, mesmo com a obrigatoriedade no uso de máscaras e demais cuidados com higienização do ambiente e/ou aparelhos.

Neste caso, a realização de atividades ao ar livre pode ser uma ótima forma de retomar essas atividades sem se sentir culpado, como caminhadas ou corridas na rua e/ou parques ou passeios de bicicleta, por exemplo. Aproveitar esse período para explorar novas atividades, como um remo a dois ou até mesmo um treino na montanha também são alguns exemplos. O que acha?

  1. Busca por bem-estar mental

O bem-estar mental é algo muito particular – e que pode ser conquistado das mais diversas formas. Alguns sentirão esse bem-estar participando de uma aula on-line de yoga, outros por meio da meditação, pela leitura de um livro, pela própria prática de exercícios físicos mencionada anteriormente, pelo preparo de uma refeição com carinho para pessoas amadas e por aí vai.

Repare quais são as atividades e hobbies que fazem você se sentir bem e vivo nesse cenário – e aposte nelas nesse período de retomada!

  1. Autoconhecimento

Seguindo o conselho anterior, é claro que o autoconhecimento também não poderia ficar de fora. Afinal, sentir o que lhe faz bem é o primeiro passo para a adoção de hábitos que levam ao autocuidado. A realização de exames, a manutenção de um estilo de vida que se gosta e o conhecimento do próprio corpo são algumas formas de promovê-lo.

Que tal apostar em algum deles – ou em todos?

 

Agora você já conhece algumas atitudes e atividades que, feitas com cautela, podem representar a “retomada do autocuidado” em um momento em que a vida social ainda não está 100% restabelecida.

Aproveite esse artigo para nos recomendar uma nova modalidade ou algum tipo de atividade não mencionada por aqui? Contamos com você!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!