Clinica Miranda

Blog

Ansiedade: como diferenciar a expectativa de crises

Ansiedade é coisa séria – e deve ser tratada como tal. É fato, no entanto, que sentir-se ansioso (a) é algo da natureza do ser humano e nem sempre deve ser tratado como algo negativo ou problemático.

Quer saber como diferenciar o sintoma ansiedade da doença ansiedade? A gente te ajuda.

Ansiedade saudável e sua ocorrência no dia a dia

Conforme mencionamos acima, ansiedade é algo natural de todo ser humano e, inclusive, positiva e até esperada em alguns casos. Quem já foi ao psicólogo ou psiquiatra entende bem do que estamos falando.

Isso porque a ansiedade pode se manifestar em situações do cotidiano. Nesse sentido ela é compreendida como uma expectativa antes de um primeiro encontro com alguém especial, um dia antes de uma prova da escola ou faculdade ou até mesmo quando alguém nos chama para conversar e não adianta o assunto. Tudo isso pode causar uma ansiedade natural e inclusive esperada por esses profissionais.

Devemos nos preocupar, no entanto, quando esse sentimento é tão frequente e rotineiro a ponto de atrapalhar a realização de atividades cotidianas. Esse pode ser o primeiro sinal de uma crise de ansiedade, que por sua vez, manifesta ainda uma série de outros sintomas associados.

São eles:

  • Tremores ou falta de ar;
  • Coração pulsando forte, com palpitação ou muito acelerado;
  • Sensação de que a garganta está travada;
  • Sudorese excessiva;
  • Náuseas, enjoos ou desconfortos na região abdominal;
  • Sensação de sufocação e/ou afogamento;
  • Desconforto ou dores no peito;
  • Calor excessivo ou calafrios.

Em crises mais sérias e/ou recorrentes há ainda outros sintomas que podem ser identificados, como o medo excessivo de perder alguém especial ou de morrer, medo de enlouquecer ou sensação de que se está fora do controle ou, ainda, despersonalização, ou seja, um sentimento de que está fora de si mesmo ou da sua realidade.

Estima-se que hoje 20 milhões de brasileiros possuem alguma variação dos transtornos existentes de ansiedade. Sendo assim, na manifestação de qualquer um desses sintomas, não hesite em procurar um especialista.

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!