Clinica Miranda

Blog

Importância do banho de sol para absorção de vitamina D e melhores horários para tomá-lo

Quando falamos em pequenos hábitos que podemos adotar no dia a dia para uma rotina mais saudável, tomar sol para estimular a produção de vitamina D está sempre em destaque. A razão é compreensível: em uma boa parte do Brasil, país tropical, o sol é comum pelo menos em algum horário do dia e o hormônio não só estimula nossa imunidade como evita problemas de saúde associados com sua deficiência.

Ainda que seja possível consumir vitamina D em alguns alimentos, como no fígado ou em alguns tipos de peixes, a quantidade não é suficiente para nossa necessidade diária. Além do mais, a sintetização, ou seja, a absorção desse nutriente pelo organismo acontece em resposta à exposição solar, especificamente, a radiação solar UVB.

É por isso que tomar sol é fundamental para garantir melhor absorção de vitamina D pelo nosso organismo. Cientes, no entanto, de que o sol em excesso pode ser prejudicial, o recomendado é fazer isso apenas por 15 a 20 minutos para quem tem a pele mais clara; ou 30 minutos a uma hora para os que possuem um tom de pele mais bronzeado. Após esse período, a exposição ao sol só deve ser realizada com filtro solar de fator 30 a 50.

E o melhor horário para exposição solar? Qual é?

Todos sabemos que o horário mais seguro para estar ao sol é antes das 10 da manhã e após as 16 horas. No entanto, como a emissão de raios solares é baixa nesse período, a absorção de vitamina D também será.

Por isso, o indicado é ficar alguns minutos no sol, conforme recomendação acima, no período das 10 às 15h, quando a incidência dos raios UV atinge seu maior pico. Ainda assim, evitar o sol do meio dia no verão e/ou quando a temperatura está acima de 30 graus também é recomendado, uma vez que sua incidência é muito alta e pode ser prejudicial para a pele, causando desde queimaduras e doenças cutâneas até o câncer de pele melanoma.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!