Clinica Miranda

Blog

Lipoaspiração: 5 mitos e verdades sobre o clássico procedimento!

Apesar das gorduras localizadas serem extremamente naturais, não são poucas as mulheres que entram em batalha com as dobrinhas em frente ao espelho.

Com a rotina agitada, horários intensos e a pressão do dia a dia, é comum (porém negativo!) que haja certo descuido com os hábitos alimentares, com a ingestão da quantidade correta de água e com a movimentação corporal. 

Tais fatores são somados ao estresse e pronto: os pneuzinhos aparecem e não dão chance de pedir para que saiam!

Como já conversamos diversas vezes, rotinas de exercícios, alimentação equilibrada e beber água em boas quantias não devem ser hábitos praticados com o único objetivo de emagrecer, e sim pensando em saúde. 

Não existe chá milagroso, dieta da lua ou jejum intermitente que resolva quando o corpo sofre sem os nutrientes e mobilidade necessários.

Entretanto, muitas vezes a agitação rotineira dificulta o processo de emagrecimento e fica difícil encaixar uma horinha de academia entre todos os outros compromissos do dia. 

Além disso, existem os casos de pessoas cuja genética dificulta a perda de peso ou a eliminação de gordura de locais predispostos a tê-la. 

Assim, para tentar se livrar ao menos da gordura localizada, recorre-se para um dos procedimentos mais clássicos do segmento de cirurgias plásticas: a Lipoaspiração.

O que é a lipoaspiração?

Trata-se de uma cirurgia cujo objetivo é aspirar a gordura localizada, que pode ser retirada de diversas partes do corpo.

A magnitude da cirurgia pode ser mensurada através da quantidade de gordura a ser aspirada, sendo classificada entre pequena, média e grande.

Após a anestesia, essa sendo definida por seu cirurgião após análise dos exames pré-operatórios e do local da intervenção, injeta-se a Solução de Klein. O composto trata-se de uma mistura de soro fisiológico e adrenalina cujo objetivo é evitar sangramentos e reduzir traumas cirúrgicos. 

Uma vez aplicada a anestesia, cânulas são inseridas através de pequenas incisões na pele do local a ser lipoaspirado. Tais cânulas chegam até o tecido adiposo e aspiram a gordura através de um sistema de vácuo, de forma a remodelar a região.

Mitos e verdades sobre a “lipo”

          1. Lipoaspiração emagrece!

MITO.  O que acontece é a diminuição de áreas específicas do corpo que passam pela aspiração de gordura. Ao contrário do senso comum, a cirurgia não é indicada para quem quer atingir o peso ideal, e sim para retoques em certas partes a serem modificadas.

          2. É uma cirurgia de alta periculosidade 

MITO.  A cirurgia por si só, quando feita em local totalmente preparado e por cirurgiões perfeitamente capacitados, não oferece qualquer risco à saúde de uma pessoa dentro das condições de realizá-la. 

Entretanto, o resultado dos exames pré-operatórios deve ser levado completamente em conta. Não recomenda-se que realize a cirurgia alguém acima do peso, com problemas cardiorrespiratórios ou demais pré-disposições que possam vir a tornar a experiência perigosa para a própria saúde. 

          3. Fazer dieta antes do procedimento ajuda na eficácia dos resultados desejados 

VERDADE. Quanto menor for a quantidade de gordura a ser aspirada, menos agressiva torna-se a cirurgia. Dessa maneira, o pós-operatório pode ser mais satisfatório e saudável, uma vez que o edema e a retenção de líquidos são menores. 

          4. O organismo pode repor a gordura perdida

VERDADE. Aí está outra importância de manter uma boa alimentação e rotina de exercícios independente de procedimentos cirúrgicos. Cuidar do resultado pós operatório é crucial para mantê-lo, evitando perder a cirurgia para um descuido.

          5. A lipo é uma cirurgia pouco invasiva 

MITO. É de extrema necessidade que a paciente seja informada sobre a agressividade cirúrgica envolvida durante a lipoaspiração.

O pós operatório é doloroso e deve ser extremamente cuidado, sendo de extrema importância seguir as recomendações médicas.

Cuide da sua saúde e preze pelo seu corpo: busque apenas profissionais completamente capacitados!

Caso ainda restem dúvidas acerca da lipoaspiração, nos procure!

Nós da Clínica Miranda nos colocamos à sua total disposição para esclarecimentos. 

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!