Clinica Miranda

Blog

Você já ouviu falar na técnica de atenção plena? Conheça mais sobre ela e sua influência na alimentação

Chegou a tão esperada hora do almoço após uma longa manhã de trabalho e, enquanto navega nas redes sociais ou assiste ao seu canal do Youtube favorito, você praticamente “devora” o prato de comida em menos de 5 minutos.

Ou talvez você sinta uma culpa absurda após abrir a geladeira antes de dormir e comer vários docinhos que sobraram da festa; ou até algumas boas colheres da lata de leite condensado ali mesmo.

Se identificou? Fique tranquilo (a) que você não é o único.

Essa mentalidade de ter um certo “senso de urgência” para comer é bem tradicional e raramente damos a atenção merecida para isso. O comportamento de excesso, inclusive, contrasta diretamente com a alimentação consciente, que consiste em utilizar sentidos tanto emocionais como físicos para fazer escolhas alimentares. E é nesse sentido que entra a atenção plena.

 

Conheça a técnica de atenção plena

A atenção plena é uma técnica secular utilizada, inclusive, em diversas religiões ao longo do globo. Basicamente são pequenas atitudes que visam trazer a pessoa para o presente para que assista e compreenda suas emoções, pensamentos e sensações físicas no exato momento em que realiza diferentes tarefas, como meditar, praticar exercícios e, inclusive, comer.

No contexto da alimentação, aplicar a técnica de plena consciência e atenção no presente podem fazer com que você coma menos, sinta as sensações e note o que realmente está fazendo.

Vamos trazer um exemplo para o café da manhã?

Aplicando as técnicas de consciência plena você presta atenção em cada mordida, assim como nos efeitos que elas provocam. Você observa de verdade o alimento, vê a cor do café e sente, efetivamente, a textura do líquido. Além disso, é uma oportunidade de notar, de maneira mental, os verdadeiros sabores. Além disso, ao eliminar as distrações a gente também se permite pensar sobre a origem do alimento e temos a oportunidade de expressar gratidão por ter aquele prato disponível.

E aí, pronto (a) para começar o próximo ano prestando muito mais atenção em seus pratos?

 

 

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!