Clinica Miranda

Blog

Tudo o que você precisa saber sobre melasma

O melasma consiste em um tipo de mancha de pele que pode ser bem incômoda para algumas pessoas, especialmente para as mulheres. Quem as possui muitas vezes não sabe como cuidar da pele na região manchada, como tratar e seus principais tipos. Pensando nisso, trouxemos neste artigo mais informações sobre o melasma, como identificar o seu tipo e principais métodos de tratamento disponíveis.

Vamos conferir?

O que é o melasma?

O melasma consiste em manchas escuras, geralmente, em tons de marrom, que aparece em áreas específicas do rosto, especialmente na testa, bochechas e no buço. No entanto, ela também pode aparecer em outras regiões do corpo, como no pescoço, braços e colo.

O melasma ocorre quando há um aumento repentino das células responsáveis pela produção de melanina na pele, nos melanócitos. Com isso, há alta concentração desse pigmento nessas células e algumas manchas acabam aparecendo.

Quais são os tipos de melasma existentes?

O melasma pode ser classificado em três diferentes tipos:

  1. Melasma dérmico: quando a concentração de melanina acima do normal atinge a mais funda camada da pele (entre a hipoderme a epiderme) e, assim, forma manchas mais complicadas de serem tratadas;
  2. Melasma epidérmico: quando o melasma está apenas na primeira e mais superficial camada da pele, a epiderme;
  3. Melasma misto: quando as manchas estão localizadas em ambas as camadas da pele.

Quais são as causas para o melasma?

Hormônios da gestação, exposição solar frequente sem a devida proteção e uso de pílulas anticoncepcionais estão entre as principais causas para o surgimento das manchas acastanhadas na pele. Desta forma, para cuidar e prevenir você pode:

  • Usar proteção solar facial (com fator acima de 50) e corporal (FPS 30+);
  • Se submeter a tratamento com pílulas anticoncepcionais apenas na dosagem correta;
  • Criar barreiras físicas para o sol se houver alta exposição (com chapéu, boné ou roupas com proteção solar).

Como é feito o tratamento?

O tratamento de melasma pode ser realizado de diferentes formas – e escolhê-lo é sempre uma opção do médico dermatologista que acompanha a condição.

No geral, os procedimentos mais efetuados são as aplicações de lasers ou luzes, além de peelings, tratamentos que você pode encontrar aqui na nossa clínica. Todos eles são utilizados para clarear as manchas de maneira gradual.

Além desses métodos, cremes à base de ácido glicólico, hidroquinona, ácido azeláico e retinóico também podem auxiliar na remoção das manchas, desde que prescritos pelo profissional que acompanha a condição.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!