Clinica Miranda

Blog

Tipos de pele: saiba quais são elas e suas principais características

Você sabia que existem 4 diferentes tipos de pele? Pois é. E ainda que muitos acreditem que ela possa mudar com o passar do tempo, a verdade é que os tipos de pele são determinados pela genética – e o que muda é apenas o estado da mesma, a depender de fatores externos ou internos do dia a dia da pessoa, como seus hábitos e comportamentos. Pensando nisso, trouxemos neste artigo mais informações sobre os quatro tipos de pele existentes e suas características principais.

Vamos conferir?

Tipos de pele

  • Pele normal

A pele normal é uma pele de textura aveludada e saudável que produz gordura na quantidade ideal, sem excesso de ressecamento ou de brilho. É comum que ela apresente poros pequenos e de baixa visibilidade. Definitivamente é o tipo mais raro de pele.

  • Pele oleosa

A pele oleosa, por outro lado, é uma pele com aspecto mais espesso e brilhante, o que ocorre pela maior produção de sebo do que o ideal. Fatores como excesso de sol, estresse, alterações hormonais e consumo excessivo de gordura, juntamente com a questão genética, podem contribuir para uma pele ainda mais oleosa, favorecendo poros dilatados e tendência de aparecimento de espinhas e cravos.

  • Pele seca

A pele seca é uma pele com baixa luminosidade, mais propensa a vermelhidão e descamação, com poros pouco visíveis. Além dos fatores genéticos, fatores hormonais e condições ambientais (como frio, tempo seco ou exposição frequente ao sol) também podem estimular o seu ressecamento.

  • Pele mista

Por fim temos também a pele mista, que é a mais comum de todas. Basicamente é uma pele que apresenta poros mais dilatados apenas na zona T do rosto, ou seja, da testa, nariz e finalizando no queixo. Sendo assim, é comum que a pessoa com a pele mista tenha presença de acnes apenas nessa região, sendo o restante da pele (na área da bochecha e extremos) mais seca.

Para saber qual é o seu tipo de pele e como cuidar da mesma o recomendado é marcar sua consulta com um médico dermatologista. E é claro que você também pode agendar uma consulta de avaliação com os especialistas aqui da Clínica Miranda.

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!