Clinica Miranda

Blog

SKINCARE: descubra tudo sobre o hábito que virou parte da rotina de quarentena em várias regiões do mundo

Desde março, quando o mundo todo precisou parar devido à pandemia que colocou todos em cautela, vários hábitos foram sendo adquiridos e, alguns, deixados de lado.

Para vários, o pijama virou uniforme oficial do home office e a maquiagem ficou esquecida na nécessaire. Frente a frente ao espelho, com salões fechados e cara lavada, várias mulheres (e homens também!) passaram a gradativamente mudar seus costumes de beleza: menos esconder e mais preservar.

O SKINCARE, ou, em português, Cuidados com a Pele, já era costume das blogueiras e influencers do Instagram. Com a chegada da quarentena, o autocuidado, felizmente, tem tornado-se rotina: yoga, cafés da manhã saudáveis, exercícios em lives e prateleira cheia de cosméticos novos.

Os passos mais básicos de cuidados a serem seguidos por quem quer uma pele saudável e bonita, normalmente ao acordar e antes de dormir, são:

  1. Limpar com bom gel/espuma de limpeza ou, em casos especiais, sabonete receitado por médico dermatologista;
  2. Hidratar com creme ou gel adaptado ao seu tipo de pele;
  3. Proteger utilizando diariamente protetor solar com fator acima de 30 próprio para o rosto e para seu tipo de pele

Entretanto, com toda a febre por trás dos produtinhos e receitas caseiras, o excesso de informação disponível nas redes pode confundir a cabeça de muitos, bem como difundir práticas que podem ser perigosas e nocivas à saúde dermatológica

Produtos para a pele: MITOS e VERDADES

 

  • Quando estou em casa ou quando o tempo está nublado, não preciso passar protetor solar. 

 

MITO! O protetor solar é o principal item de uma boa rotina de skincare, e deve ser usado em generosa quantidade após o gel de limpeza e creme hidratante.

Temos passado muito tempo sob luzes artificiais, em frente a computadores e celulares. A longo prazo, essa exposição pode acarretar em manchas e acelerar o envelhecimento da pele. O melhor creme anti-idade é o próprio filtro solar! Para descobrir qual o mais eficaz para seu tipo de pele, consulte seu médico.

 

  • Pasta de dente pode ser utilizada como secativo de espinhas.

 

MITO! A pasta de dente, como diz o nome, não é própria para o rosto. Ao aplicar acima de espinhas, que já estão em processo inflamatório, a chance de uma infecção mais séria é alta. Além do produto ter chance de intoxicar o poro e aumentar a espinha, o creme dental é ácido e pode causar manchas e queimaduras na pele. Opte por secativos próprios para a função e recomendados pelo seu médico.

 

  • Açúcar e café são ótimos esfoliantes para a pele do rosto.

 

MITO! O açúcar e o café possuem grãos de formas irregulares. Ao usá-los como esfoliante, microfissuras são abertas no rosto, tornando a chance de contrair infecções e inflamações maior, bem como o aparecimento de manchas a longo prazo. Esfoliação, no máximo duas vezes por semana e com produto específico! 

 

  • Óleo de coco é um bom hidratante cutâneo.

 

MITO! Quando se fala de seu estado in natura, o óleo de coco possui dificuldade emoliente, ou seja, demora para derreter. Isso pode causar entupimento dos poros e aparecimento de mais cravos e espinhas. Existem produtos cientificamente desenvolvidos e dermatologicamente testados com óleo de coco na composição. Opte por eles!

 

  • As máscaras de proteção contra a Covid-19 podem estimular a aparição de problemas cutâneos.

 

VERDADE! O uso prolongado da máscara cria ambiente quente e úmido, o que é um fator facilitador para acne. Além disso, a dermatite de contato e erupções cutâneas também podem ser um problema decorrente do uso do EPI. Entretanto, o uso é obrigatório! 

Para evitar tais problemas, troque a máscara de 2 em 2 horas e lave o rosto ao chegar em casa. Na pele já limpa, aplique um hidratante leve. Optar por não usar maquiagem também é uma ótima escolha. Deixe sua pele respirar!

Casos especiais: quais são?

Durante a adolescência, por influência hormonal, pode surgir acne, ou por aumento da oleosidade, ou rosácea. 

Já após os 30 anos, podem aparecer manchas solares, ou pós gestação, ou por desequilíbrio hormonal.

Perto dos 35 anos, a pele começa a apresentar ressecamento e, após os 45 anos, podem surgir as primeiras rugas. Com a proximidade da menopausa, os sulcos naturais da pele da face podem acentuar-se.

Em todos esses casos, a melhor opção é consultar seu dermatologista e desenvolver o procedimento de Condicionamento Cutâneo personalizado para sua pele, hábitos e estilo de vida.

Para mais informações e agendamentos, entre em contato conosco!

www.clinicamiranda.com.br

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!