Clinica Miranda

Blog

Rinoplastia Funcional: saiba os benefícios!

O Brasil é lar de diversas etnias e povos. Dessa maneira, a variedade de formatos e tamanhos das características faciais é gigantesca!

Devido a isso e a padrões sociais, muitas pessoas recorrem à rinoplastia para adequar seus narizes ao modelo desejado. Entretanto, você sabia que a estética não é o único motivo pelo qual a cirurgia plástica em questão é tão procurada?

A chamada RINOPLASTIA FUNCIONAL é realizada tanto em casos de deformação congênita, quando algo no desenvolvimento do nariz é afetado, quanto no caso de possíveis traumas e lesões.

Seu objetivo é corrigir a estrutura nasal para trazer mais funcionalidade. É indicada para quem tem a respiração comprometida devido à anatomia e está na busca por melhor qualidade de vida.

Como é feita a rinoplastia?

A cirurgia pode ser realizada de duas maneiras:

          1. Rinoplastia Aberta

Nesse método, as incisões são realizadas nas laterais do nariz e na columela, possibilitando uma maior visão anatômica para o profissional. Removendo ou acrescentando cartilagem, osso e tecidos, o cirurgião remodela o nariz de forma a torná-lo mais funcional. 

As cicatrizes ficam nos sulcos nasais.

          2. Rinoplastia Fechada

Já através dessa técnica, todas as incisões são realizadas internamente. Caso seja escolhida, se faz necessário um médico cirurgião extremamente profissional e com muito conhecimento: uma vez que a cirurgia é realizada por dentro do nariz, é necessário saber a localização de todas as estruturas para alcançar o resultado desejado e não ter surpresas. 

Quais problemas podem ser sanados com a rinoplastia?

No caso de doenças respiratórias causadas pela anatomia, são várias as vantagens da rinoplastia funcional. Alguns exemplos são:

  • Desvio de septo;
  • Patologias dos seios faciais;
  • Rinite (sim!)
  • Rino sinusite
  • Hipertrofia de cornetos 

Como é o pós-operatório?

Nosso nariz é uma área muito rica em vascularização. Devido a isso, torna-se também uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo, exigindo vários cuidados após um procedimento tão invasivo.

É muito importante que o formato modelado na cirurgia seja mantido para a cicatrização perfeita. Portanto, após o procedimento, o cirurgião tem a opção de aplicar gesso internamente, imobilizar com uma tala ou colocar tampões, além de realizar um curativo.

A limpeza, troca de insumos e cuidados específicos serão informados pelo seu médico de acordo com as especificidades da sua cirurgia.

Nas primeiras 48 horas é comum sangramento e obstrução nasal, que pode continuar nas primeiras semanas. 

O repouso deve ser absoluto!

A alimentação deve ser preferivelmente pastosa, já que a mastigação pode acarretar em mais dores e incômodo.

Após 15 dias o paciente pode retornar às atividades de rotina, porém evitando exercícios de impacto e com risco de trauma nasal.

Quando vejo os resultados?

Justamente por ser uma região com alta sensibilidade, o edema pode durar até seis meses.

A paciência e o cuidado devem ser constantes, pois a recuperação de uma rinoplastia é gradual e seus resultados são vistos mês a mês, sendo necessário acompanhamento médico até seu resultado final, que pode levar até um ano.

Tem dúvidas sobre a rinoplastia funcional? Quer melhorar sua qualidade de vida?

Nós da Clínica Miranda nos colocamos à disposição para esclarecer todos os seus questionamentos. Será um prazer lhe atender!

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!