Pré-operatório de cirurgia plástica: saiba quais exames são imprescindíveis para realizar o procedimento!

Engana-se quem pensa que a cirurgia plástica é um procedimento simples, fácil e prático.

Apesar de terem sido normalizados a níveis preocupantes devido às publicidades divulgadas por blogueiras, com fotos de resultados na mesa de operação – o que, inclusive é contra o Código de Ética do Conselho Federal de Medicina –, os procedimentos estéticos cirúrgicos são extremamente invasivos e devem ser levados com a seriedade que carregam.

Ao comunicar o cirurgião a respeito de seu desejo de realizar uma cirurgia estética, alguns protocolos devem ser seguidos.

De início, um bom profissional certamente irá te questionar acerca de suas razões, sobre a firmeza de sua decisão e abordar temas como a saúde mental e autoestima. Além disso, a agressividade do procedimento deve ser deixada clara.

Quando identificados os motivos e registrada a certeza da paciente, inicia-se a fase decisiva para a efetivação da cirurgia plástica: os exames pré-operatórios.

Quais exames são necessários no pré-operatório da cirurgia plástica?

Os exames podem variar de acordo com a magnitude da cirurgia, com as necessidades anatômicas para realização do procedimento e para a segurança da paciente.

Em geral, são solicitados três tipos de exame: os de sangue, os de urina e os cardíacos.

Exames de sangue

Os exames de sangue normalmente solicitados são:

1. Hemograma,

Onde verifica-se a quantidade de hemácias, leucócitos e plaquetas, visando identificar possíveis infecções pré-existentes no corpo, anemias e problemas de imunidade.

2. Glicemia em jejum,

Onde verifica-se a quantidade de açúcar presente no sangue da paciente após 8 horas de jejum, podendo mapear os riscos de infecção a microrganismos resistentes e uma possível tendência diabética.

3. Anticorpos,

Para verificar a presença de alergias e dificuldades nas células de defesa, imprescindíveis para a boa recuperação de um procedimento cirúrgico.

4. Ureia e creatinina no sangue,

Como forma de avaliar a atividade e funcionamento dos rins, evitando falhas que podem acarretar problemas seríssimos na mesa de operação.

5. Coagulação,

Para certificar-se da capacidade de coagulação sanguínea, já que a cirurgia plástica é um procedimento invasivo que pode causar sangramentos durante sua execução.

Exames de urina

Nos exames de urina, diversos aspectos são checados com o objetivo de analisar toda e qualquer possibilidade de infecção, atividade anormal e mau funcionamento das funções biológicas.

São eles:

• Aspectos macroscópicos, onde observam-se a densidade, a coloração e o odor;
  • Aspectos microscópicos – que, certamente, podem ser os mais necessários.

Através da análise do pH da urina e da presença ou não de diversos componentes, pode-se prever a chance de infecções graves, problemas nas funções de órgãos como os rins e o fígado e demais fatores que podem impedir uma cirurgia.

Exames cardíacos

Totalmente intransponíveis, os exames cardíacos têm por objetivo analisar e estudar a atividade cardiovascular, prevendo como seria o comportamento durante a intensa atividade da cirurgia plástica.

O mais comum é o ECG – Eletrocardiograma, que mapeia as batidas, sua velocidade e ritmo e, assim, identifica quaisquer alterações que se contrapõem à normalidade.

Pense com carinho na sua saúde e bem estar antes de optar pela cirurgia plástica.

Além de todo o seu corpo precisar estar em equilíbrio, é de suma importância que a saúde mental e psicológica esteja alinhada. Organize suas razões e preze por sua integridade!

A Clínica Miranda está à sua disposição! Continue nos acompanhando nas redes e, caso tenha dúvidas, entre em contato conosco. Será um prazer lhe atender!