Clinica Miranda

Blog

Mentoplastia: como funciona a cirurgia?

Como seres humanos, temos que reconhecer nossas imperfeições. 

A simetria ideal quase nunca é uma realidade, e várias de nossas características tidas como “imperfeitas” podem ser o que nos trazem o charme e o diferencial de sermos quem somos.

Porém, em alguns casos, tais características não se resumem apenas a meros detalhes. A harmonia e a boa proporção de todos os pontos faciais pode ser imprescindível para a autoestima e para a relação saudável com o espelho.

Dessa maneira, no post de hoje falaremos sobre a Mentoplastia: um procedimento cirúrgico que pode ajudar quem precisa a fazer as pazes com a própria imagem. 

O que é a mentoplastia?

Como forma de corrigir assimetrias, deformidades, imperfeições ou o volume do mento (queixo), a mentoplastia pode ser tanto uma cirurgia invasiva – envolvendo a mobilização e reposicionamento do osso da mandíbula – quanto realizada a partir da inserção de próteses de silicone ou de enxertos de material absorvível. 

A cirurgia pode ser redutora ou de aumento, dependendo da análise facial total do paciente em busca de resultados sempre harmônicos em relação aos olhos, o nariz e a boca. 

Cada caso será analisado mediante a motivação e o quadro clínico de cada paciente. Normalmente, a mentoplastia é indicada para pacientes que sofreram algum trauma na região, doenças específicas ou que possuem anatomia propícia para tal. 

Como é o pré-operatório?

Antes de ser definida qual técnica é a melhor a ser aplicada, é necessário que o paciente passe por uma série de exames para analisar a estrutura óssea e seu estado atual de saúde. 

Alguns dos que podem ser solicitados são

  • A tomografia computadorizada;
  • A Cefalometria lateral;
  • Hemogramas;
  • Análises cardíacas.

E o pós?

Em ambos os casos, seja através da cirurgia ou da inserção de próteses, o paciente precisa tomar alguns cuidados para que não prejudique nem sua saúde e nem o resultado final. 

O pós-operatório da mentoplastia envolve:

  • Dieta líquida leve e fria/morna pelo número de dias indicado pelo cirurgião;
  • Sessões de drenagem linfática na região por, no mínimo, 30 dias consecutivos após o procedimento; 
  • Repouso intenso e evitar exercícios físicos de impacto por duas semanas. 

É imprescindível que a mentoplastia seja realizada por um médico-cirurgião habilitado. Isso porque, além da necessidade de profundos conhecimentos anatômicos, o estudo da proporção deve ser meticuloso, de forma a evitar o aumento dos desvios e da assimetria. 

 

Tem alguma dúvida sobre o procedimento? Entre em contato conosco!

A Clínica Miranda está à disposição para ajudá-lo. Cuide de você!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!