Clinica Miranda

Blog

Já ouviu falar no laser íntimo? Confira os benefícios do tratamento para a saúde vaginal

Com a constante emancipação e empoderamento da mulher do século XXI, é fácil perceber que falar da saúde vaginal não precisa mais ser um tabu. 

Infelizmente, porém, nem sempre foi assim! No passado, muitas mulheres sofreram com sintomas ginecológicos e arcaram com as consequências do peso de uma opressão sexual acerca de seus corpos e suas liberdades – resultando, então, em graves problemas de autoestima, baixa libido e até mesmo condições médicas mais graves

Celebrando o avanço da medicina e a constante busca feminina por mais saúde e qualidade de vida, hoje falaremos acerca de um tratamento que tem conquistado os corações das mulheres e gerado cada vez mais buscas nos consultórios: o laser íntimo. 

Quando recorrer ao laser íntimo?

Conforme as páginas do calendário são viradas e a idade vai avançando, a menopausa chega. Com ela, é comum que várias observâncias acerca da saúde e estética passem a ser alteradas num aspecto geral; na região vaginal, então, isso não é diferente.

Da mesma maneira, o puerpério — também conhecido como pós-parto — é responsável por um grande trauma físico na mulher e pela perda de estrogênio, o que leva a região ginecológica a passar por certas mudanças.

Além disso, situações como o aleitamento materno e o tratamento quimioterápico podem ser de grande influência no controle hormonal feminino!

Em todas essas situações, tanto pelas aptidões físicas quanto pela redução significativa da taxa hormonal, nota-se que a vagina e a vulva sofrem uma certa atrofia em sua mucosa. 

Sob tais condições, a mulher pode passar a experienciar sintomas previamente desconhecidos. Alguns deles são

 

  • Perda da elasticidade vaginal 

 

Com a perda de estrogênio, é comum que a mucosa da vagina não receba mais o que é necessário para estimular sua produção de colágeno e manter sua estrutura.

Como resultado, pode-se observar uma vulva flácida e uma vagina com pouca força pélvica – o que, além de causar questões de autoestima, são fatores que desencadeiam problemas ginecológicos como:

Incontinência urinária e/ou dor ao urinar e infecções por repetição

Sabe aquela vontade desesperadora de fazer xixi acompanhada da sensação de que será impossível chegar ao banheiro?

A incontinência urinária, já experienciada por pelo menos 72% das mulheres do mundo segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é um dos sintomas típicos de uma mucosa vaginal atrofiada devido à falta de estrogênio.

Sem força e estrutura, a mucosa “desaprende” a exercer a sustentação necessária para o bom funcionamento da uretra e da bexiga, causando problemas urinários que, se não tratados, podem desencadear infecções por repetição e até em problemas mais sérios.

 

  • Falta de lubrificação 

 

A redução dos níveis de estrógeno resultam em uma mucosa vaginal ressecada e com baixa lubrificação. 

Esse cenário pode causar microfissuras, sensibilidade extrema, infecções tópicas e dor aguda ao ter relações sexuais. Além de ser péssima para a libido feminina, a situação é propícia para a proliferação de bactérias e inflamações

 

  • Infecções vaginais devido ao desequilíbrio do pH 

 

Já conversamos anteriormente no blog a respeito da necessidade de cultivar uma flora bacteriana saudável e equilibrada. 

Uma vez alterada a função hormonal, a flora vaginal é uma das primeiras a perceber! Dessa maneira, a chance de desenvolver condições ginecológicas como candidíase e vaginose bacteriana são acentuadas devido a esse desequilíbrio. 

Todas essas situações são de grande transtorno, tristeza e incômodo para qualquer mulher. Ter seu prazer sexual reduzido, sua saúde em risco e passar por tantos contratempos é uma prova de fogo!

Entretanto, o laser íntimo é rápido, indolor e efetivo no tratamento da grande maioria desses casos. Confira!

Como funciona o laser vaginal?

O uso do laser de CO2 é extremamente eficaz no tratamento do rejuvenescimento vaginal!

Podendo ser combinado a métodos de reposição hormonal ou de forma individual, o tratamento consiste no uso das pulsões a laser na região da vulva e da vagina, causando microlesões na derme. 

Tais lesões, então, estimulam a área, que passa a produzir mais colágeno e a aumentar sua vascularização! O tratamento é realizado após a aplicação de anestésicos tópicos – então, não se preocupe! Você não irá sentir dor significativa. 

O número de sessões necessárias varia conforme a situação avaliada pelo médico especialista. Entretanto, os resultados já podem ser vistos imediatamente na primeira aplicação do laser!

Quais os benefícios?

Uma vez estimulada a região, o colágeno, responsável pela estrutura e sustentação dos tecidos, passa a dar novamente o ar da graça. Quando somada à vascularização intensa da derme devido aos estímulos, os resultados são surpreendentes! 

O laser íntimo auxilia

  • Na aparência da vulva;
  • Na elasticidade da vagina;
  • Na libido da mulher;
  • Na lubrificação natural da área;
  • Na remodelação da mucosa;
  • Na interrupção e prevenção dos problemas urinários e infecções de repetição;
  • Na saúde ginecológica como um todo. 

Nada de sofrer em silêncio! Identifica-se com algum dos sintomas apresentados? Quer melhorar sua qualidade de vida e sua autoestima? Considere o laser íntimo!

Aproveite o gancho e entre em contato conosco – podemos tirar todas as suas dúvidas a respeito. 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!