Clinica Miranda

Blog

Fez a sonhada rinoplastia? Hora de cuidar do pós-operatório!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a Rinoplastia é um dos procedimentos mais realizados da categoria.

Seja por estética ou funcionalidade, a cirurgia é famosa por resultados satisfatórios, com o poder de aumentar a autoestima e a qualidade de vida.

Apesar disso, vale a pena lembrar que o nariz perfeito para você não é criado num passe de mágica! Para atingir o objetivo almejado, os cuidados vão muito além da mesa de cirurgia.

Várias pessoas, ansiosas para finalmente postar a foto com o novo nariz, acabam por desrespeitar os cuidados pós-operatórios da rinoplastia. Essa atitude, além de perigosa para a saúde, pode influenciar diretamente no resultado. 

Para entender quais os cuidados que devem ser seguidos com extrema atenção, vamos ver como a cirurgia é realizada?

A Rinoplastia, feita sob efeito de anestesia geral, pode ser feita de duas formas:

  1. Aberta

Nesse método, as incisões são realizadas nas laterais do nariz e na columela, possibilitando uma maior visão anatômica para o profissional. Removendo ou acrescentando cartilagem, osso e tecidos, o cirurgião remodela o nariz de forma a atingir o objetivo previamente combinado em consultório.

As cicatrizes ficam nos sulcos nasais.

  1. Fechada

Já através dessa técnica, todas as incisões são realizadas internamente

Caso seja escolhida, se faz necessário um médico cirurgião extremamente profissional e com muito conhecimento: uma vez que a cirurgia é realizada por dentro do nariz, é necessário saber a localização de todas as estruturas para alcançar o resultado desejado e não ter surpresas. 

Cuidados pós-operatórios da Rinoplastia 

A saga até o seu resultado final começa aqui! Confira os cuidados a serem tomados.

Curativos e higiene

Nas primeiras 24 a 48 horas, o curativo envolve o tamponamento das narinas.

Você terá que respirar pela boca, portanto é de se esperar que ela fique ressecada, podendo apresentar alguns machucados. Abuse do hidratante labial e beba muita água para não ganhar mais um ferimento dolorido.

Além disso, é muito comum que os tampões apresentem sangue, já que seu nariz acabou de passar por um trauma.

O banho completo é liberado desde o primeiro dia, já que o curativo de gesso pode ser molhado. Entretanto, cuidado: evite deixar a água muito quente. Isso pode aumentar não só o edema como também o sangramento. 

Faça leves compressas com soro fisiológico gelado ou chá de camomila, também gelado, ao redor da região afetada. Isso ajudará na redução do inchaço e aliviará a sensação de repuxamento da pele.

Seu cirurgião irá te ensinar como lavar as narinas, um processo de importância significativa para a plena recuperação. O interior do nariz pode acumular sujidades e sangue, que devem ser retirados para facilitar a respiração e a cicatrização.

Hora de repousar!

Não adianta insistir: os primeiros 7 dias pós-cirúrgicos são para o repouso. Qualquer espécie de impacto, trauma ou movimentação brusca pode alterar o resultado pós-operatório da rinoplastia.

Em geral, as atividades diárias podem ser recuperadas a partir de 3 semanas da data da cirurgia, salvo exercícios físicos que ofereçam risco ao nariz – lutas, musculação e corrida com impacto, por exemplo.

Cuidados básicos

Vários costumes do nosso dia-a-dia devem ser ressignificados após a cirurgia de rinoplastia; usar óculos, por exemplo, está proibido!

A pressão do acessório acima da área recém modelada pode alterar o formato.

Além disso, recomenda-se dormir com a cabeça elevada acima dos ombros. Isso ajuda a circulação e auxilia na redução do edema da área, que é drenado por completo após um ano.

Enquanto houverem hematomas na face, evite ao máximo tomar sol! Dessa forma, exclui-se a possibilidade de manchas na pele.

Todos esses cuidados, quando somados ao comparecimento nas consultas de avaliação pós-cirúrgicas, alimentação regrada e paciência, te fornecem tudo o que é necessário para ter uma recuperação sem surpresas.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco!

A Clínica Miranda está à disposição.

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!