Explante de silicone: como prevenir?

Como já falamos anteriormente, muitas mulheres depositam várias moedinhas de autoestima nos seios.

Sendo uma parte do corpo que remete à sensualidade feminina, é comum que recorra-se ao implante de silicone para ter o busto visto nas novelas, nas revistas e no feed do Instagram.

Entretanto, devido a essa urgência, alguns fatores de risco podem tornar-se especialmente perigosos

A busca por um “profissional” com um preço extremamente abaixo do mercado, a escolha de uma prótese de baixa qualidade devido ao valor e a pressa para desfilar o novo busto por aí são alguns dos tópicos que aumentam a probabilidade de infecção pós cirúrgica.

Essa, em alguns casos, levando a uma decisão drástica: o explante da prótese.

O que é o explante de silicone?

O procedimento trata-se da retirada da prótese mamária inserida em caso de complicações que não possam ser resolvidas através do tratamento medicamentoso, seja ele tópico ou oral.

3 dicas para prevenir a necessidade da retirada do silicone

1. Busque profissionais capacitados

A escolha do cirurgião é uma das decisões mais importantes a serem tomadas.

Por ser uma das mais recorrentes das cirurgias plásticas, a mastopexia de aumento raramente traz complicações, devido ao grande leque de estudos e informações que temos a respeito.

Entretanto, faz-se de extrema necessidade saber identificar um bom profissional para garantir a excelência.

Muitas vezes, na busca pelo menor valor, não se levam em consideração pontos de extrema importância: a qualidade e esterilização do instrumental cirúrgico, a técnica utilizada pelo cirurgião, o material e a procedência da prótese, a credibilidade do anestesista…

Todos esses itens, assim como vários outros, são inclusos no orçamento que é passado à paciente em consultório.

Não veja apenas como um valor e, sim, como um investimento em sua saúde e bem-estar, podendo assim evitar complicações futuras – que podem sair até mais caro.

2. Cuide do pós-operatório!

Nós sabemos que, após colocar silicone, a vontade é de sair com uma linda blusa mostrando o resultado.

Entretanto, tenha paciência. O uso do sutiã cirúrgico é extremamente necessário para atingir o objetivo desejado, bem como o respeito ao tempo de cicatrização do seu corpo.

Evitar alimentos gordurosos, bebidas alcóolicas, esforços físicos e o levantamento maior que 90º dos braços em relação à caixa torácica são atitudes simples que fazem toda a diferença.

Seguindo as orientações de seu cirurgião, a possibilidade de infecção pós-operatória diminui drasticamente.

3. Faça acompanhamento regular

Não pense que sua relação com o cirurgião acaba quando você recebe a alta!

As consultas pós cirúrgicas devem imprescindivelmente existir para acompanhamento da evolução da cicatrização e da adaptação de seu corpo à prótese.

O médico saberá analisar da forma correta e identificar quaisquer complicações antes que tornem-se um problema mais sério e um risco para sua saúde.

Preze por seu bem-estar e equilíbrio. Consulte sempre seu cirurgião em caso de dúvidas!

Caso tenha algum questionamento a respeito, a Clínica Miranda coloca-se à disposição para esclarecimentos. Será um prazer atende-lo!