Clinica Miranda

Blog

Estudo sugere que dormir entre 22h e 23h diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares

Que dormir faz bem para saúde, funcionamento do organismo e qualidade de vida todo mundo já sabe – afinal, se não fosse tão bom assim, definitivamente a gente não acordaria quase todos os dias com aquele gostinho de quero mais, não é mesmo? No entanto, o que você provavelmente não sabe é que existe uma janela de “melhor horário” para dormir diretamente associada a menor risco para desenvolvimento de doenças cardíacas.

E quem está dizendo isso não somos nós: mas sim um dos maiores estudos já desenvolvidos sobre essa temática a nível mundial. Ele foi conduzido pelo UK Biobank e constatou, após analisar a rotina de sono de 88 mil voluntários, que parece haver uma espécie de “melhor horário” para dormir para manutenção de uma boa saúde cardiovascular, que é entre às 22 e 23 horas.

Ao longo deste artigo vamos explorar as principais constatações do estudo. Quem vem com a gente?

Coração mais saudável no longo prazo

O estudo do Biobank, um dos maiores bancos de dados biomédicos em grande escala do Reino Unido, coletou informações sobre o tempo acordado e de sono de quase 100 mil voluntários por 7 dias por um dispositivo muito similar a um smart watch. Depois disso, o banco de dados acompanhou, por uma média de 6 anos (isso mesmo, 6 anos!), o que aconteceu com os participantes do estudo em termos de saúde cardiovascular e circulatória.

Ao longo deste período 3 mil adultos desenvolveram doenças no coração e o mais interessante é que os casos aconteceram majoritariamente entre os adultos que iam dormir antes das 22h ou após às 23h, ou seja, fora dessa uma horinha considerada a mais saudável para a saúde do coração.

Os pesquisadores afirmaram, é claro, que não há como controlar demais fatores que podem aumentar o risco cardíaco das pessoas, como peso, idade e colesterol. No entanto, os resultados sugerem que o relógio biológico, quando afetado, pode trazer consequências para a saúde cardiovascular. Na dúvida, o mais recomendado é dormir entre 22 e 23h, não é mesmo? Por fim, os pesquisadores também constataram que o risco mais alto para a saúde do coração é dormir depois da 00h, uma vez que assim se reduz a quantidade de horas de luz solar que a pessoa verá no dia seguinte.

Lembrando que a coleta desses dados foi possível uma vez que o Biobank possui informações de saúde e genéticas detalhadas de meio milhão de pessoas residentes no Reino Unido.

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!