Estrias vermelhas e brancas: entenda as diferenças entre elas e métodos de tratamento

As estrias nada mais são do que lesões enrugadas, lineares e atróficas que se manifestam na pele quando ela sofre uma distensão muito excessiva. Elas são mais comuns no público feminino e pouco recorrentes nos homens, o que acontece por uma questão essencialmente hormonal. Independentemente disso, é fato que elas afetam ambos os gêneros e podem ser prejudiciais para a autoestima e/ou autoimagem.

Ao longo deste artigo vamos entender mais sobre elas.

O que pode causar as estrias?

As estrias ocorrem após a alteração e quebra das fibras elásticas e de colágeno na pele, motivo pelo qual se manifestam principalmente quando o corpo do homem ou mulher “estica” muito em um período curto de tempo.

Dessa forma, suas principais causas são:

• Após o clássico “estiramento” da adolescência;
  • Pelo efeito sanfona (quando se emagrece e engorda rapidamente em um período curto de tempo);
  • Hipertrofia muscular (especialmente para os praticantes de exercícios de força/musculação);
  • Gravidez;
  • Obesidade.

Ainda que menos comuns, tratamentos longos à base de corticosteróides também podem ser a causa para o surgimento de estrias.

Quais são os diferentes tipos de estrias?

As estrias podem ser brancas ou avermelhadas.

As vermelhas se manifestam quando as estrias ainda são recentes, ou seja, são como “sinais iniciais” da lesão. A cor significa que há uma inflamação local. Já as estrias brancas são lesões envelhecidas, que já passaram da fase inflamatória e permaneceram na pele.

Ainda que não tenham nenhuma gravidade, ou seja, sejam lesões essencialmente estéticas, é fato que muitas pessoas se incomodam com essas manchas. Para evitá-las, o indicado é evitar ao máximo o efeito sanfona no corpo, que se manifesta quando emagrecemos e engordamos muito em um espaço curto de tempo. Beber muita água, alimentar-se de forma equilibrada e praticar atividades físicas moderadamente são aliados neste sentido.

Os tratamentos mais recomendados para estrias são os peelings químicos com ácidos, lasers ou dermoabrasão. Na Clínica Miranda contamos com alguns deles e a escolha do melhor tratamento vai depender das particularidades de cada caso. Agende uma avaliação com a gente para entender melhor!