Clinica Miranda

Blog

BOTOX: confira 5 mitos e verdades sobre a aplicação da toxina!

Rugas, pés de galinha e linhas de expressão são plenamente comuns.

Entretanto, alguns maus hábitos podem antecipar seu aparecimento: tabagismo, más rotinas de sono, hidratação pobre prolongada e exposição severa ao sol são um prato cheio para fazer com que pessoas jovens aparentem ter alguns anos a mais na conta. 

Como já conversamos anteriormente em nossos posts, o isolamento social proveniente da pandemia da Covid-19 provocou um grande boom na indústria cosmética voltada para os cuidados com a pele – ou skincare, como a prática vem sido denominada. 

Porém, certos incômodos não desaparecem com cremes, tônicos e ácidos. 

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA em 1992, o botox tem sido cada vez mais almejado por aqueles que estão insatisfeitos com os primeiros sinais do tempo.

No post de hoje separamos 5 dúvidas comuns sobre a prática e te diremos se são MITO ou VERDADE. Confira!

Mas, antes de tudo: o que é o botox?

Amplamente conhecida por “botox” e dona de diversos apelidos ao redor do mundo, a toxina é uma proteína produzida pela bactéria chamada Clostridium botulinum. 

Entretanto, não se assuste! O produto industrializado é altamente purificado e dosado de forma a não causar nenhuma enfermidade ou transtorno, além de sofrer grande análise e estudo pelos órgãos de vigilância sanitária.

O botox cumpre o papel de bloqueador neuromuscular

Fora dos termos médicos, significa que a substância bloqueia a transmissão neurológica para a atividade dos músculos, retardando assim as contrações musculares.

Esse bloqueio dá-se de forma temporária, uma vez que nosso organismo, sendo a perfeita máquina que é, logo dá seu jeito para criar novas transmissões. 

Isso explica a necessidade de sessões de retoque de aplicação divididas entre períodos de tempo definidos por seu médico.

Mitos e verdades sobre o botox 

          1. Quem aplica botox não consegue mexer as sobrancelhas, tornando-se inexpressivo.

Mito. A aplicação do botox é previamente estudada de forma a atingir apenas as áreas determinadas. 

Para suavizar as rugas, vincos e linhas de expressão na testa, a toxina é aplicada na região frontal, de forma a não influenciar na atividade muscular das sobrancelhas. 

Pode surpreender-se à vontade! 

          2. Botox pode deixar o rosto deformado.

Verdade. Entretanto, não fique com medo do procedimento!

Para que seu rosto perca as proporções simétricas, é preciso que a aplicação seja feita de forma não profissional, com insumos de má qualidade e em doses incorretas.

Dessa maneira, não invista no barato que sairá caro: procure sempre o médico experiente e profissional!

          3. Quem começa a aplicar botox muito novo precisará de maiores doses no futuro.

Mito. Como foi explicado acima, nosso corpo perfeitamente retomará às transmissões neurológicas para estímulo da atividade muscular. 

Entretanto, para que esse processo seja sempre saudável e eficaz, os intervalos entre as sessões de aplicação devem sempre ser respeitados, ok?

          4. Assim que aplicar já verei os resultados! 

Mito. O estímulo da proteína em nosso corpo é gradual, pois trata-se de um processo biológico com várias etapas respeitadas uma a uma por nosso organismo.

Dessa maneira, você conseguirá notar as diferenças de cinco dias a duas semanas após a aplicação, tempo esse sendo variado de acordo com a individualidade de cada um.

          5. Preciso tomar cuidado com os movimentos que faço no meu rosto após a aplicação. 

Verdade! Nos primeiros dias, é de extrema necessidade que todos os movimentos realizados na face sejam suaves e sem aplicação de pressão para evitar que o botox mude de lugar. 

Portanto, nada de drenagem facial e escova elétrica de limpeza nos primeiros dois dias, combinado?

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e a esclareceremos. 

A Clínica Miranda está à sua disposição! 

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!