Clinica Miranda

Blog

Blefaroplastia: dê adeus para a pálpebra gordinha!

Você faz toda a preparação da pele: hidratante, protetor solar, primer, base, corretivo, contorno… A maquiagem quase completa, a poucos passos de realçar todos os seus traços naturais e ficar ainda mais linda.

Porém, na hora de maquiar os olhos… Decepção! Ao abri-los, todas as horas de esforço para fazer um belo esfumado e delinear com precisão vão por água abaixo: a pálpebra esconde todo o trabalho! 

A “pálpebra gordinha”, como é chamada pelas maquiadoras no Brasil, tem nome: ptose palpebral.

A condição dá-se pela flacidez ou excesso de pele na pálpebra superior, podendo ser genética ou adquirida. A segunda opção é mais comum em pessoas idosas e em situações onde ocorre trauma pelo uso excessivo e incorreto de lentes de contato. 

Pensando em corrigir o problema, de forma a trazer alívio tanto estético quanto funcional, muitos buscam a Blefaroplastia. Vamos falar mais sobre ela?

Como é feita a cirurgia?

O procedimento, que dura de 1 a 2 horas e é realizado com anestesia local, consiste na retirada e redistribuição de gordura e – quando necessário – músculos da pálpebra.

As incisões são finas e precisas, de forma em que as cicatrizes tornam-se imperceptíveis em meio aos sulcos naturais da região ocular.

Os cortes são feitos na área do septo orbital, localizado logo após a musculatura, de forma a chegar até a camada de gordura. Após a retirada, a modelagem é realizada buscando resultados harmônicos e naturais e, então, as incisões são suturadas.

O paciente, que deve ficar em observação de 3 a 6 horas após o procedimento, normalmente recebe alta no mesmo dia.

E o pós-operatório?

A recuperação do pós-operatório não costuma ser dolorosa, tendo desconfortos suportáveis e facilmente aliviados com o uso de analgésicos prescritos por seu médico. Para atingir os melhores resultados, recomendam-se alguns cuidados:

  • Compressas

Durante os primeiros dias, fazer compressas geladas em toda a área que sofreu intervenção três vezes ao dia.

Atente-se para sempre utilizar gazes limpas, esterilizadas e descartáveis, evitando assim possíveis infecções.

  • Evitar sol e luz intensa

Recomenda-se o uso de óculos escuros com proteção UVA e UVB. 

Esse cuidado não se resume apenas ao cuidado com a sensibilidade, mas também para a prevenção de manchas na pele.

Uma vez que o pós-cirúrgico apresenta hematomas, a probabilidade de ganhar uma marca nova é grande caso os cuidados não sejam tomados.

  • Drenagem

Após a Blefaroplastia, a região dos olhos ficará com edema intenso.

Para ajudar nesse processo, realizar drenagens linfáticas ajuda na cicatrização, na redução do inchaço e evita a retração da pele.

  • Evitar levar a mão aos olhos 

É comum sentir a necessidade de coçar ou tocar os olhos após a Blefaroplastia. Entretanto, não é uma boa ideia, uma vez que nossas mãos carregam diversas bactérias com potencial de infecção.

Alivie o incômodo com o uso de analgésicos e compressas geladas.

 

Quer saber mais sobre a cirurgia? Entre em contato conosco. 

A Clínica Miranda coloca-se à sua disposição para todos os esclarecimentos!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!