Clinica Miranda

Blog

ABDOMINOPLASTIA: saiba tudo sobre a cirurgia

Atire a primeira pedra a mulher que nunca se olhou no espelho e cismou com aquela parte do corpo tão polêmica: a barriga.

Muitas vezes, o incômodo tem relação direta com pressões sociais sobre o corpo feminino; algumas lições de autoestima e empoderamento podem resolver a questão. 

Entretanto, em alguns casos, a barriga incomoda já por questões de bem-estar físico. Após uma grande perda de peso ou uma gravidez, por exemplo, a flacidez e o excesso de pele podem causar assaduras, machucados e feridas incômodas e que demandam muita energia.

Nessas situações, recomenda-se então a cirurgia de Abdominoplastia, nosso tema de hoje. Confira!

O que é a abdominoplastia?

A cirurgia consiste em retirar o excesso de gordura e de pele localizados na região da barriga, podendo promover o efeito de barriguinha chapada sem precisar de academia!

Os resultados são surpreendentes: a barriga fica lisa e durinha, acabando com o stress. Por causa disso, o procedimento virou febre entre as influencers do momento.

Pré-operatório

Antes de realizar o procedimento, seu médico cirurgião solicitará exames que são necessários, bem como avaliação física e estudo de fatores de risco.

O tabagismo, alcoolismo, obesidade mórbida e idade avançada são alguns motivos para pensar com maior cuidado na realização da abdominoplastia. 

Após o resultado dos exames e o positivo de seu médico, você será orientada a 

  • Não beber;
  • Não fumar;
  • Não tomar medicamentos que possam estimular sangramentos, como aspirinas, anti-inflamatórios e outros. 

Esses cuidados devem ser tomados pelo tempo estabelecido por seu cirurgião. 

A hora da cirurgia 

O procedimento é realizado sob o efeito da anestesia peridural ou geral, e tem duração média de 2 a 4 horas.

Uma incisão é realizada paralela à linha dos pelos pubianos. Uma vez aberto o corte, o cirurgião retira o excesso de gordura e pele da região de acordo com o resultado desejado. 

É efetuada a realocação do umbigo ou quando indicado, a confecção de um novo.

Após a retirada, realiza-se a costura dos músculos enfraquecidos, para que cicatrizem firmes no local definido. Tudo isso feito, os cortes são fechados através de sutura e por vezes, com o auxílio de cola cirúrgica para uma adesão mais firme da pele.

Como é a recuperação da abdominoplastia?

Os primeiros dez dias devem ser de repouso relativo, e a recuperação para atividades leves dá-se após um mês de cirurgia. A liberação para atividades quem exijam maior esforço, será após cerca de três meses. O resultado final cicatricial será após 12 a 18 meses.

É comum que a área dos cortes fique escurecida e inchada durante o processo de cicatrização, devendo ser sempre acompanhada pelo médico.

A paciente que acabou de fazer uma abdominoplastia deve ficar internada, para observação, por cerca de 12 a 24 horas após o procedimento. O uso da cinta modeladora é sugerido para evitar o acúmulo de líquidos e proteger a região operada, devendo ser usada conforme indicado por seu cirurgião.

O uso de dreno muitas vezes é necessário apenas nos dias de internação, e tem por objetivo drenar o sangue e os fluidos da região, evitando assim possíveis problemas.

É indispensável que a paciente durma de barriga para cima, bem como caminhe com o tronco curvado pelo tempo indicado e não realize nenhum tipo de esforço.

Recomenda-se alguém para lhe acompanhar durante as primeiras duas semanas para ajudar nas necessidades básicas de higiene, alimentação e cuidados com curativos e questões médicas.

A abdominoplastia é um procedimento invasivo, porém seus resultados valem a pena e te proporcionam maior bem-estar, autoestima e qualidade de vida.

Restou alguma dúvida? Nós da Clínica Miranda nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos. 

Ficaremos muito felizes em te atender!

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!