Clinica Miranda

Blog

A relação entre a primavera e as crises respiratórias – e como evitá-las

A primavera é aquela estação que raramente você vai escutar alguém falando que não gosta: ela espanta o frio, anuncia que dias quentes logo virão, assume um lindo céu azul e ainda traz consigo o aparecimento de lindas e coloridas flores e árvores frutíferas. No entanto, se há um público que pode não ser tão fã assim dela são os alérgicos.

Se você também é alérgico e sente que nessa estação do ano suas crises ficam mais aguçadas, saiba que não é coisa da sua cabeça.

Por que as crises alérgicas se manifestam mais na primavera?

A primavera é a estação do ano em que ocorre o desabrochar das flores, certo? Com isso vem também a liberação excessiva de pólen no ar, componente que em contato com a mucosa respiratória de um alérgico, pode acabar desencadeando uma crise. Nessa estação, o excesso de ácaros e poeira no ar também é bem característico.

Mas não é só isso.

É também na primavera que ocorrem as mais intensas oscilações de temperatura, principalmente na região Sul e Sudeste, quando não raramente um dia de bastante frio é seguido por outro de céu azul e clima quente.

Com as mudanças de temperatura vêm também as de umidade. Ainda que muitos se preocupem com a baixa umidade, ou seja, com o clima seco e o ressecamento que ele provoca na mucosa respiratória, a verdade é que o excesso dela também é danoso para as alergias. Isso acontece porque a umidade em excesso aumenta a proliferação dos fungos e ácaros, que como já sabemos, também são estimulantes de crises de alergia respiratória.

Como aliviar os sintomas de crises respiratórias durante essa estação?

Cientes do que causam as crises respiratórias na estação das flores, tudo o que podemos fazer é tentar evitar ao máximo desencadeá-las.

São algumas dicas neste sentido:

  • Evitar contato com componentes que estimulam crises alérgicas, como pelos de animais, poeira, ácaros, fumaça de cigarro e até mesmo flores;
  • Quem possui o combo animal de estimação + alergia deve dar banhos mais frequentes nos pets nesse período, que acumulam mais poeira e partículas de sujeira no geral;
  • Sobre a higienização da casa, o recomendado é evitar a vassoura neste período, usando mais pano úmido e aspirador de pó;
  • Cobertores, lençóis e roupas devem ser lavadas com maior frequência – e é recomendado também evitar ficar em casa com roupas que tenham sido usadas na rua;
  • Lavar o nariz com soro fisiológico também pode ajudar a hidratar as mucosas respiratórias, além de eliminar impurezas e secreções.

Agora você já conhece a relação entre a primavera e as crises respiratórias, assim como dicas para evitá-las. Aproveite-as para curtir a estação das flores sem deixar o bem-estar de lado!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!