Clinica Miranda

Blog

5 dicas para diminuir e evitar a incidência de cravos e espinhas

A sensação é de que os cravos e espinhas surgem de uma hora para outra – e geralmente, naqueles momentos em que mais desejamos estar com a pele limpa, como antes de um evento ou viagem, por exemplo. No entanto, a verdade é que evitar as acnes não é um trabalho que pode ser feito da noite para o dia, mas exige cuidados e atitudes duradouras e permanentes.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo algumas dicas para diminuir e evitar ao máximo o aparecimento de acnes. Vamos conferir?

Diminuindo a incidência de cravos e espinhas em 5 dicas

  1. Cuidado com a alimentação

Uma alimentação com alta concentração de gordura, glicose e alimentos excessivamente calóricos pode contribuir para o surgimento de cravos e espinhas.

No entanto, não precisa ficar neurótica (o): é claro que o consumo de um ou outro alimento isolado (como o chocolate, famoso por estimular essas infecções) não será o responsável pelo aparecimento das mesmas, mas apenas quando o consumo for em excesso.

Além de evitar alimentos ricos em gordura, açúcares e muito calóricos no geral, também é recomendado incluir em sua alimentação cotidiana alimentos capazes de diminuir as inflamações:

  • Legumes, verduras e legumes: ricos em antioxidantes, eles combatem inflamações e fortalecem a resposta imunológica;
  • Sementes, peixe ou outros ricos em ômega 3: o ômega 3 ajuda no controle da inflamação dos folículos sebáceos;
  • Alimentos ricos em zinco: como castanhas, feijão, amêndoas, carne e alguns frutos do mar também ajudam a melhorar inflamações e a diminuir a secreção de gordura na pele.
  1. Não ignore uma boa hidratação

Além da alimentação, manter o organismo hidratado bebendo pelo menos 2 litros de água por dia também é fundamental para diminuir as inflamações na pele. Recomenda-se o consumo de 35 ml de água por cada kg corporal. Ex: uma pessoa de 60 quilos deve beber 2100 ml de água por dia.

  1. Evite mexer no rosto

Sabemos que o ato de “não cutucar” é bem difícil – e a tentação em espremer os cravos e espinhas é alta. No entanto, quanto mais se mexe no rosto, maior é a inflamação causada na pele, além das chances de provocar manchas ou cicatrizes irreversíveis. Sendo assim, evite ao máximo mexer nos cravos e espinhas.

  1. Mantenha uma rotina de cuidados

Manter a pele limpa, hidratada e bem cuidada ajuda tanto no sentido de prevenir como também de melhorar o aspecto de espinhas ou cravos presentes. Lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele pelo menos 2x ao dia, hidrate e passe protetor solar específico para o rosto. Uma vez por semana, também é indicado fazer o uso de um produto esfoliante.

  1. Invista em tratamentos

Se você possui manchas ou cicatrizes de acne na pele, tratamentos estéticos específicos para o rosto podem ser grandes aliados. Consulte em nosso site as opções disponíveis que mais atendem às suas necessidades!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!