Clinica Miranda

Blog

Abdominoplastia: mitos e verdades

Desde 2019, a cirurgia de abdominoplastia tomou lugar nas pautas das redes sociais. Devido à forte presença da pressão estética e da influência das blogueiras, cada vez mais mulheres insatisfeitas com o próprio corpo veem no procedimento uma esperança para dias de autoestima alta. 

Vale lembrar, porém, que consolidar uma boa relação de amor-próprio envolve muito mais que procedimentos estéticos! Uma vida equilibrada e um bom direcionamento psicológico profissional são essenciais para construir uma mente mais forte e um corpo saudável e funcional. 

Porém, em alguns casos, a abdominoplastia realmente é imprescindível. Após uma grande perda de peso ou uma gravidez, por exemplo, a flacidez e o excesso de pele podem causar assaduras, machucados e feridas incômodas. 

Como é feita a abdominoplastia? 

O procedimento é realizado sob o efeito da anestesia peridural ou geral, e tem duração média de 2 a 4 horas.

Uma incisão é realizada paralela à linha dos pelos pubianos. Uma vez aberto o corte, o cirurgião retira o excesso de gordura e pele da região de acordo com o resultado desejado. 

É efetuada a realocação do umbigo ou, quando indicado, a confecção de um novo.

Após a retirada, realiza-se a costura dos músculos enfraquecidos, para que cicatrizem firmes no local definido. Tudo isso feito, os cortes são fechados através de sutura e, por vezes, com o auxílio de cola cirúrgica para uma adesão mais firme da pele.

Por ser uma cirurgia muito invasiva, é comum que existam vários mitos acerca de seus resultados e de sua realização. Confira 4 informações e descubra se são mito ou verdade! 

 

  • O resultado da abdominoplastia dura para sempre 

 

Mito. O procedimento garante um resultado excelente, mas que exige uma série de cuidados para ser mantido. Os exercícios físicos são essenciais, além da necessidade de garantir uma dieta equilibrada e evitar hábitos destrutivos – como o tabagismo, por exemplo. 

 

  • Recomenda-se que a paciente não engorde após a cirurgia 

 

Verdade. Devido aos mesmos motivos do tópico acima, o possível ganho de alguns quilos pode colocar todo o resultado da abdominoplastia a perder. 

Por isso, é importante que o cirurgião deixe bem claro que o procedimento não é uma garantia de emagrecimento eterno – já que isso pode dar a falsa impressão de que, mesmo com maus hábitos, o corpo é “intocável.

 

  • Abdominoplastia elimina estrias

 

Parcialmente verdade! Como as estrias são cicatrizes causadas pela destruição das fibras de colágeno, é comum que estejam localizadas em áreas que sofrerão intervenção do procedimento – como a barriga, por exemplo.

Assim, a retirada dos excessos de pele desses locais ocasiona em seu desaparecimento. As estrias das áreas do corpo que não serão tocadas, porém, lá permanecerão.

 

  • Engravidar após a abdominoplastia é contraindicado 

 

Mito! Para o alívio das futuras mamães, a cirurgia não interfere no desenvolvimento próprio do bebê.

Entretanto, muito cuidado: é importante esperar, pelo menos, dois anos. Assim, a pele tem tempo para se curar e ficar firme, evitando o aparecimento de estrias gestacionais. 

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco! 

A Clínica Miranda ficará muito feliz em te atender. 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!