Clinica Miranda

Blog

Faça o autoexame: câncer de mama não é só em outubro

Desde o início da década de 90, todo mês de outubro só se fala sobre um assunto: a importância da prevenção ao câncer de mama.

Em grande união e solidariedade, diversas empresas e estabelecimentos adotam o laço do Outubro Rosa em sua identidade visual, reforçando a necessidade de que todas as mulheres realizem o autoexame. 

A prática, muito simples e eficaz, ajuda no diagnóstico precoce – essencial para o tratamento. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, as medidas tomadas para a cura do câncer de mama diagnosticado na fase inicial atingem eficácia de até 99%.

Porém, uma medida básica, mas crucial para que as mulheres estejam sempre atentas, não é popularmente difundida: o autoexame de mama não deve, de forma alguma, ser feito apenas uma vez por ano! 

É importantíssimo que a prevenção seja mensal, de forma a identificar o padrão anatômico dos seios e poder perceber com clareza caso algo mude.

Como fazer o autoexame?

O exame de mama deve ser feito a partir do toque e da observação dos fatores estéticos. 

A melhor fase para realiza-lo é duas semanas após o fim da menstruação, pois os seios não estarão mais inchados e sensíveis – permitindo a manipulação sem desconforto!

Primeiro, vá em frente ao espelho e analise todos os aspectos aparentes. Alguns sinais de um possível câncer de mama são visíveis, caracterizando-se por 

  • Inchaço notável em apenas uma mama;
  • Pele com aspecto de casca de laranja;
  • Alguma região do seio com a pele avermelhada e febril;
  • Secreção saindo de um dos mamilos;
  • Mamilo espesso ou invertido – mas atenção! Apenas preocupe-se com o mamilo invertido caso essa não seja sua condição anatômica comum. Diversas mulheres possuem a inversão mamilar como característica de nascença, fato que não exige atenção especial.

Após a análise visual, é hora do toque! Em pé ou deitada, levante o braço e coloque-o atrás da cabeça.

Nessa posição, use a outra mão para apalpar toda a mama com a ponta dos dedos. Não tenha medo: faça movimentos circulares, de trás para frente… Analise meticulosamente todo o perímetro do seio e a região abaixo das axilas.

Caso sinta uma massa, um nódulo ou alguma dor em alguma região específica, consulte seu médico. 

Não há motivo para pânico: várias mulheres possuem nódulos benignos nas mamas, que exigem acompanhamento da mesma forma. Entretanto, caso seja algo de maior seriedade, o diagnóstico precoce irá apenas trazer vantagens.

Dica Clínica Miranda

Dedique um dia específico do mês, duas semanas após o último dia da sua menstruação, para fazer o autoexame com calma e de forma detalhada.

Saber como sua anatomia funciona e acostumar-se ao seu toque usual é primordial para que qualquer mudança seja percebida e levada com a devida seriedade.

Câncer de mama tem cura. Cuide-se!

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!