Clinica Miranda

Blog

Como cuidar da cicatriz no pós-operatório da cirurgia plástica?

O tamanho e local da cicatriz são alguns dos pontos a serem levados em conta antes de realizar uma cirurgia plástica.

Muitas vezes, em procedimentos mais agressivos, a marca do local da incisão no pós-operatório da cirurgia plástica pode ser significativa, exigindo assim uma série de cuidados para que não se torne um problema para a autoestima!

Quando não cuidada da forma correta, a cicatriz pode apresentar queloide, fibroses e coloração mais escura que o tom da pele. 

Pensando nisso, hoje traremos alguns cuidados essenciais para que a marquinha não seja um problema ao mostrar os resultados da sua cirurgia por aí. Confira!

Os cuidados começam no primeiro dia pós-operatório!

Engana-se quem pensa que os cuidados com a cicatriz devem ser tomados apenas quando o processo de cura já foi finalizado.

A forma como a área de incisão é tratada quando ainda ferida tem influência direta no resultado final!

          1. Limpeza

Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. 

A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro

É importante que, antes da aplicação de qualquer curativo, a área seja completamente seca com o jato frio do secador na potência mínima.

          2. Atente-se para a dieta

Quando temos uma região ferida no corpo, é indispensável que a alimentação seja balanceada e forneça o que é necessário para que o corpo se cure.

No pós-operatório não é diferente. A ingestão de alimentos com alto teor de gordura, açúcares, carboidratos e sódio, além de poder causar sérios danos à saúde como um todo, pode fazer com que seu pós-operatório vire um verdadeiro pesadelo.

Tais propriedades alimentícias dificultam o processo de cicatrização e estimulam agentes infecciosos, causando inflamações que, dependendo do grau, podem até oferecer risco à vida.

Pelo mesmo motivo, passe bem longe do álcool, do cigarro e das drogas.

          3. Seja gentil com seu corpo 

Afinal, ele está passando por muita coisa! 

É essencial que a paciente no pós-operatório repouse e não faça esforço algum.

A movimentação excessiva pode causar atrito desnecessário no local, fator que leva a infecções e alergias tópicas – que, obviamente, deixam marcas futuras.

Além disso, o risco de abrir os pontos e causar uma cicatriz extra está sempre ali.

          4. Fuja do sol!

Como a região a ser cicatrizada sofre ação direta dos melanócitos, a pele ferida é muito mais sensível aos raios solares que a do resto do corpo.

Assim, quando expomos a região ao sol, a chance de ganhar uma cicatriz escura e manchada é alta.

Siga as orientações do seu médico acerca do uso de protetor solar – entretanto, nos primeiros dias, não aplique nada que não tenha sido previamente prescrito na área. 

Apenas proteja-se completamente da ação solar

          5. Fique atenta aos sinais 

Uma área infeccionada ou prestes a apresentar alguma complicação tem seus sinais.

Diariamente analise a região da incisão: caso perceba vermelhidão extrema, sinta a região febril, note fluidos saindo do corte ou perceba que a cicatriz está se tornando hipertrófica – ou seja, em “alto relevo” – consulte imediatamente o seu cirurgião.

Quer saber mais? Continue nos acompanhando nas redes sociais!

A Clínica Miranda está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. 

 

Voltar

Gostou do nosso conteúdo? Inscreva-se para receber!